Hoje, qualquer com uma infraestrutura básica de vendas por telefone pode alcançar bons resultados..
Ainda assim, muitos empresários e atendentes de telemarketing, principalmente os iniciantes, têm pavor de fazer a primeira ligação para um novo lead ou estão presos a uma rotina improdutiva, ligando para clientes que não dão retorno.
Se você já se encontrou em uma dessas situações, é hora de avaliar como seus times de vendas usam o telefone e como a chamada se encaixa em sua estratégia geral de vendas e marketing.
Em vez de cair na armadilha de entrar em contato descuidadamente com leads comprados que podem ficar cada vez mais irritados com cada ligação, dê um passo atrás para analisar como você pode melhorar suas habilidades de comunicação, aumentar sua capacidade de persuadir e maximizar a eficácia do telemarketing em sua empresa para abrir novas oportunidades e aumentar as vendas.
Sendo assim, neste artigo trouxemos as 5 melhores técnicas de vendas por telefone. Acompanhe!
Prospecção produtiva
Vista como um “mal necessário” por muitos profissionais de vendas e marketing, a prospecção continua sendo o aspecto mais desafiador (e às vezes mais assustador) na tentativa de aumentar as vendas de um novo negócio que está tentando fazer seu nome em um ambiente altamente competitivo.
Torna-se ainda mais desafiador quando feito por telefone — quando você não consegue usar a linguagem corporal ou guias visuais para persuadir seu lead.
Então, como exatamente você faz prospecção sem assustar aqueles que atendem às suas ligações?
Basta aderir a algumas técnicas de vendas por telefone…
Desenvolva uma voz telefônica persuasiva
Operadores de telemarketing eficazes levam tempo para aprimorar sua “voz ao telefone”, que é um tom de voz específico usado ao falar com clientes potenciais ou clientes.
Considere fatores como controle da respiração (sente-se ereto para dar mais força à sua voz e tornar mais fácil para o cliente ouvi-lo claramente), tom (evite parecer irritado, chateado ou superexcitado) e articulação (concentre-se em enunciar suas palavras com clareza, e use o sotaque apropriado para uma chamada específica) para melhorar a voz do telefone.
Uma voz telefônica eficaz deve ser expressiva, enérgica e envolvente.
Conheça o lead antes de ligar
Faça sua lição de casa e verifique os antecedentes de seus leads antes de ligar.
Isso pode ser tão simples quanto verificar seus perfis nas redes sociais ou sites de empresas.
Isso ajudará você a personalizar sua chamada e oferecer serviços personalizados que atendem diretamente às necessidades específicas de seu lead.
Uma conexão pessoal estabelecida também tornará mais fácil para o seu lead ligar de volta para você ou responder à sua oferta.
Desenvolva um script vencedor, mas não tenha medo de ajustá-lo
Dando sequência às técnicas de vendas por telefone, analise sua abordagem junto aos leads.
Os humanos gostam de organização.
Nossas mentes são programadas para seguir listas e processos passo a passo.
Certifique-se de que você e seus funcionários sejam capazes de mencionar todos os produtos e serviços oferecidos por sua empresa de maneira envolvente, dedicando um tempo para desenvolver um bom roteiro.
Preparar um script também ajudará a aumentar sua confiança e tornar mais fácil para você persuadir seu lead.
No entanto, não hesite em ajustar seu roteiro, ou dar um toque pessoal dependendo das necessidades de cada cliente.
Vença seu medo de ligações não solicitadas
Muitos executivos de marketing dizem que a era das ligações não solicitadas acabou e que o inbound marketing é o melhor caminho a percorrer..
Apesar disso, ainda existem algumas vantagens em usar este método testado e comprovado de marketing direto, no sentido de que essa abordagem pode ser mais eficaz para certas empresas, como startups que podem ter problemas para se apresentar em meio a nichos extremamente competitivos.
Domine a arte da escuta ativa
Ouvir ativamente significa que você está dando ao seu novo cliente potencial tempo para processar sua oferta e responder de acordo, em vez de se apressar no roteiro para terminar a ligação.
Você só pode ouvir ativamente se afastar sua mente (e até mesmo seu espaço físico real) da desordem.
Concentre-se no que seu cliente potencial está dizendo para que você possa adaptar suas respostas e envolvê-lo em uma conversa real.
Aprenda a equilibrar seu entusiasmo para falar sobre seu negócio com controle suficiente para fazer uma pausa e realmente ouvir o que seu cliente tem a dizer.
Então, agora que você conhece as 5 melhores técnicas de venda por telefone, que tal colocá-las em prática?
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