Toda empresa precisa entender que o marketing é uma parte importante no mundo dos negócios. Afinal, é por meio dele que se dá a captação de novos clientes e, consequentemente, a geração de lucros e benefícios de longo prazo para os negócios.

Ao pensar no marketing de sua empresa, você eventualmente faz algumas perguntas, tais como:

  • qual é a diferença entre marketing online e offline?
  • um é melhor do que o outro?
  • qual é a melhor opção de marketing para minha empresa?

Todas essas são perguntas importantes e este artigo te ajudará a entender as diferenças entre marketing offline e marketing online. Confira!

O que é marketing online?

O marketing online envolve a promoção de sua empresa, produto ou serviço na Internet por meio de seu site, anúncios online ou mídias sociais.

Os benefícios do marketing online incluem:

  • você pode ver o envolvimento de seu conteúdo e anúncios. Com as redes sociais, você pode ver, por meio de dados e informações, o que seu público pensa sobre sua empresa e quão eficaz é sua estratégia de marketing. Se você está vendo muitos likes e compartilhamentos em seu conteúdo, então com certeza você está no caminho certo!
  • é fácil rastrear seu retorno sobre o investimento (ROI). Você pode rastrear cliques e vendas ao veicular anúncios online, para que entenda quais anúncios são mais lucrativos para você. Isso o ajudará a tomar decisões inteligentes sobre estratégias e campanhas de marketing futuras;
  • você pode filtrar seu público por informações demográficos específicas. Com o marketing online, é possível atrair tipos específicos de pessoas para suas ofertas — pessoas com maior probabilidade de comprar seus produtos.

Existem também alguns pontos negativos envolvendo o uso de marketing online, como:

  • anúncios digitais podem ser invasivos para o espectador: embora seja certamente inteligente que os anunciantes direcionem anúncios às pessoas certas, o remarketing (marketing com base em ações anteriores do usuário, como visitas a uma página de produto, por exemplo) pode soar como algo invasivo e “agressivo”; 
  • anúncios são passageiros: ao contrário de um outdoor, um anúncio online pode facilmente ser ignorado. É fácil passar por um anúncio e ir direto a outro local de uma página na web, mesmo sem perceber.

O marketing online está em constante evolução. Seja nas redes sociais ou em mecanismos de pesquisa, sempre há algo novo para aprender. 

Se você não acompanhar tendências importantes, sua empresa poderá acabar ficando atrás da concorrência.

O que é marketing offline?

O marketing offline é normalmente qualquer coisa que não envolva a internet, portanto, qualquer anúncio em revista ou televisão é um bom exemplo desse tipo de marketing.

Este tipo de marketing pode ser impactante e fácil de entender. Um outdoor ou comercial de TV frequentemente se torna parte da vida de uma pessoa, tornando-se fácil de entender e digerir.

Muitos anúncios offline são memoráveis ​​e dificilmente são esquecidos. Um anúncio no Instagram, por exemplo, você esquece com facilidade… Ali, há todo um ambiente para desviar sua atenção.

Pense em quantas vezes você viu um mesmo comercial na TV e ele não saiu da sua cabeça. Talvez, você se lembre dele até hoje.

Também, os materiais de marketing offline, incluindo os impressos, costumam ser permanentes. A menos que uma revista seja reciclada ou jogada no lixo, os anúncios encontrados nela serão permanentes, então eles ainda podem funcionar semanas, ou até meses, após serem publicados pela primeira vez.

Apesar de tudo, o marketing offline também tem alguns aspectos negativos, como:

  • é difícil medir o sucesso de uma campanha: existem maneiras de medir o sucesso de uma campanha offline, mas não são tão aprofundadas ou precisas quanto as disponíveis para marketing online;
  • pode ser caro: normalmente, o marketing offline é mais custoso. Mesmo uma pequena publicação num jornal local ou um único anúncio de 30 segundos na TV podem ter valores altos;
  • pouco feedback do seu público: depois de executar a campanha de marketing offline, raramente você consegue avaliar as reações de seus clientes em potencial.

Qual é melhor para sua empresa?

O marketing online e offline têm seus prós e contras.

O marketing offline é visto como mais tradicional e é uma preferência quando seu público-alvo for composto por pessoas de gerações mais velhas, enquanto o marketing online é geralmente uma opção melhor para a geração mais jovem. 

No entanto, essas são apenas generalizações e podem não se aplicar sempre ao seu negócio.

Além disso, você não precisa escolher um em vez do outro. Talvez uma combinação de marketing online e offline funcione melhor para sua empresa.

Você precisará entender o que deseja alcançar em termos de marketing, qual é o seu orçamento e, o mais importante, quem é o seu público-alvo. Estude seu público e siga o que você acha que funcionará melhor com ele, mantendo seu orçamento em mente. Isso o ajudará a começar.

Fazer isso por conta própria nem sempre é viável, por isso, é fundamental contar com uma equipe especializada em marketing para te apoiar em suas estratégias.

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