Muitas agências e empresas ainda se sentem meio perdidas ao lidar com tarefas envolvendo marketing de conteúdo e inbound marketing. Em alguns casos, ambos os conceitos são tratados como se fossem a mesma coisa…

Mas a verdade é que ambos são muito distintos e necessários dentro do princípio fundamental de entregar a mensagem certa para as pessoas certas, no momento certo.

Enquanto o marketing de conteúdo se concentra na criação dessa mensagem, inbound marketing é o trabalho mais amplo de direcionar as mensagens às pessoas certas, determinando o tipo de mensagem de que elas precisam e a melhor maneira de gerir tráfego pago, por exemplo.

Dentro da comunidade dos profissionais de marketing, é aceito que o marketing de conteúdo está contido dentro do inbound marketing.

Essencialmente, tanto o inbound marketing quanto o marketing de conteúdo dependem um do outro para ter sucesso e gerar resultados.

Para saber mais sobre as diferenças entre ambos, prossiga com a leitura do artigo.

O que é Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um processo de marketing que percebe e reconhece o fato de que a maioria dos consumidores agora é capaz de ignorar completamente as metodologias de marketing às quais estão sendo expostos diariamente — como propagandas invasivas e abordagens agressivas. 

É uma técnica que envolve a criação e a curadoria de conteúdo exclusivo e relevante que seus clientes acharão útil e valioso. 

Envolve se comunicar com seus clientes potenciais sem vender diretamente para eles. Em vez de simplesmente vender seus serviços e produtos, você oferece informações que agregam algo ao seu público.

O marketing de conteúdo pode envolver:

  • postagens em blog;
  • postagens de mídia social;
  • boletins informativos por email;
  • podcasts;
  • vídeos;
  • e-books;
  • webinars.

Se as técnicas de marketing de conteúdo forem aplicadas corretamente, você estará utilizando de técnicas de marketing sem interromper a vida de seus clientes e poderá ser recompensado com seu suporte (em forma de conversões) e fidelidade.

Qual é o propósito do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é usado para atrair e desenvolver um público-alvo específico com o objetivo final de criar um verdadeiro envolvimento com o cliente.

Por meio do marketing de conteúdo, você deve se esforçar para mudar e melhorar o comportamento do cliente em relação à sua empresa de maneira positiva. 

Se você fornecer informações valiosas aos seus clientes de forma consistente, poderá ganhar sua confiança e aumentar seu número de seguidores na internet — seguidores altamente qualificados!

O que é Inbound Marketing

Inbound marketing é uma metodologia de marketing projetada para atrair visitantes e clientes em potencial, em vez de empurrar externamente uma marca, produto ou serviço para eles na esperança de gerar leads e conversões.

Em termos de marketing digital , isso significa usar uma combinação de canais de marketing — mais comumente marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais — de maneiras criativas para atrair a atenção das pessoas. 

O objetivo de uma campanha de inbound marketing bem-sucedida é aumentar o alcance e direcionar tráfego de qualidade, gerando engajamento e conversões.

Deste modo, o inbound marketing pode ser definido como o processo de atrair, converter, fechar e encantar clientes. 

Por meio do uso de vários tipos de conteúdo em diferentes estágios da jornada de compra, a metodologia inbound é considerada a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promotores do seu negócio.

Principais diferenças entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Para compreendermos por definitivo a diferença entre ambos, podemos pensar da seguinte maneira: o marketing de conteúdo é uma tática; inbound marketing, uma estratégia.

O marketing de conteúdo, enquanto sendo uma tática, designa uma ação específica destinada a aproveitar uma oportunidade e atingir um resultado específico.

O inbound marketing, por outro lado, não é uma ação específica, mas sim um conjunto delas.

Inbound marketing é a estratégia para atingir o objetivo de geração de leads e é mais amplo do que o marketing de conteúdo.

O inbound requer a otimização de uma série de táticas, incluindo marketing de conteúdo, automação de marketing, técnicas de SEO… tudo em torno do objetivo de gerar leads. 

Aplicando na sua empresa

Para aplicar estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing em sua empresa adequadamente, seria ideal contar com um departamento de marketing; no entanto, isso pode ser custoso e inviável.

Como contornar isso?

A terceirização de serviços de marketing digital surge como uma alternativa viável e praticável.

Por meio de uma consultoria e apoio especializado, sua empresa conseguirá aplicar efetivamente as técnicas envolvidas no inbound marketing e no marketing de conteúdo.

Atraia leads, gere conteúdo e mantenha um relacionamento saudável com seus clientes! Quem te ajudará em relação a isso? A Nine9.

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