Usadas lado a lado com o telemarketing, as ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (os sistemas CRM) podem oferecer um meio dinâmico de alcançar clientes em potencial. 

É por causa desse dinamismo que tantas organizações dependem de seus parceiros de telemarketing para melhorar continuamente seus processos de negócios, desde a geração de leads, vendas e até sua capacidade de utilizar ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente.

Os operadores de telemarketing podem otimizar seus fluxos de trabalho usando a mais recente tecnologia, incluindo software de CRM, para automatizar o agendamento de chamadas, capturar dados, responder a consultas dos clientes e executar tarefas de rastreamento.

Com tanta atenção a detalhes como esses, as tarefas de gestão de relacionamento com o cliente tornam-se mais fáceis de lidar.

Falaremos mais sobre este assunto no decorrer deste artigo. Confira.

CRM na Gestão do Relacionamento Com o Cliente

No momento em que um agente de vendas fala com um comprador em potencial, previamente, muitas horas de trabalho na campanha foram concluídas.

É este trabalho antes da ligação que determina o quão eficaz será uma campanha de telemarketing. 

Utilizar ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente é parte integrante do processo.

Alguns dos benefícios dessas ferramentas incluem:

  • melhorar a satisfação do cliente,
  • melhorar a retenção (e a receita gerada pelo cliente);
  • melhor comunicação interna;
  • otimizar tudo relacionado ao marketing de sua empresa;
  • obtenção de insights valiosos.

Então, em suma, um CRM também maximiza o desempenho do seu negócio. 

Por exemplo, o CRM pode ser usado para ajudar a criar filtros que segmentam leads e/ou clientes atuais.

O script ou diálogo que um operador de telemarketing emprega é frequentemente trabalhado em muitas iterações diferentes e testado em audiências limitadas antes de uma campanha completa ser lançada. 

O diálogo fornece informações importantes no menor número possível de palavras. 

Também acalma qualquer ansiedade do cliente, que deve ser previsível e trabalhada à medida que o script é desenvolvido. 

Um operador de telemarketing deve saber exatamente o que dizer a um lead para convertê-lo.

O Papel do Operador de Telemarketing

Para manter uma conversa nos trilhos, os operadores de telemarketing usam um fluxograma que estabelece todas as etapas do processo.

Técnicas avançadas de telemarketing usam formulários personalizados que coletam feedbacks e consultas dos clientes. 

Empresas que dependem fortemente do telemarketing estão buscando formas mais refinadas de lidar com essa modalidade. 

Elas veem sistemas CRM como uma forma de realizar mais. 

São os fluxos de trabalho automatizados que dão aos operadores de telemarketing a capacidade de lidar eficientemente com volumes de chamadas maiores enquanto coletam dados e alimentam relacionamentos ao longo do caminho.

Sem as ferramentas eficientes inerentes à tecnologia CRM, o telemarketing seria muito menos eficaz do que é hoje. 

É com essas ferramentas e o treinamento adequado que os agentes de vendas podem se comunicar efetivamente com leads e clientes. 

Quando um cliente em potencial é tratado como um indivíduo e não apenas outro nome em uma lista de líderes, ele percebe isso e tende a ser muito mais receptivo durante uma conversa por telefone.

Com base nisso, podemos concluir que, atualmente, os sistemas de CRM são os pilares de uma nova forma de call center, os CRM Centers.

Estes se diferenciam dos primeiros justamente por contarem com a tecnologia para coletar e armazenar dados, automatizar rotinas administrativas e operacionais; bem como lidar com toda a gestão do relacionamento com o cliente…

Seja você o proprietário de uma empresa ou um operador de telemarketing em constante evolução, te convidamos a conhecer os benefícios e vantagens associados a um CRM Center.

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