Aumentar as vendas online é o objetivo principal de inúmeras empresas de todos os portes: grandes, médias e pequenas. 

Quer você administre um negócio varejista ou trabalhe para um gigante do comércio eletrônico (sob o regime de afiliação), aumentar as vendas por meios online se torna um desafio, eventualmente.

Apesar disso, há dicas que, quando seguidas, trazem retornos sob a forma de vendas para o seu negócio!

Saiba que existem várias maneiras de fazer mais vendas online, muitas das quais você pode implementar imediatamente. 

Algumas dessas dicas se fundamentam em estratégias específicas que você pode implementar nos seus meios de divulgação, enquanto outras são mais amplas, abrangendo seu negócio como um todo. 

Neste artigo, trouxemos 4 dicas ​​que você pode usar para aumentar o desempenho de suas vendas online.

1 – Defina seu modelo de negócios

Um modelo de negócios é uma estrutura ou esquematização que tem o objetivo de te ajudar a entender, projetar e testar sua ideia de negócio. 

Ele fornece uma maneira sistemática de identificar como você pode gerar receita de forma lucrativa e, ao mesmo tempo, gerar valor para seus clientes.

Mesmo negócios já estabelecidos no mercado se beneficiam com a elaboração de um modelo de negócios.

Um modelo de negócios não é algo que você constrói do zero. 

Defini-lo envolve responder a uma principal pergunta: “Como você pretende ganhar dinheiro com determniado produto ou serviço?”

Uma vez que você se questiona sobre isso, em sequência surgirá uma série de outras perguntas importantes para que você conheça o seu negócio, como:

  • Quem é seu público-alvo ou buyer persona?
  • Que problema ou desafio do cliente você resolve?
  • Como você agrega valor ao cliente?
  • O que pode ser feito para alcançar, conquistar e fidelizar clientes?
  • Como você definirá e diferenciará sua oferta?
  • Qual seu capital de giro?
  • Quais serão os custos para o seu negócio?
  • Qual é a sua margem de lucro?

Com as respostas para essas perguntas, você terá uma visão geral sólida sobre o seu negócio. A partir daí, poderá esquematizar tudo em planilhas, fluxogramas, diagramas ou simplesmente em forma de relatórios.

Quando você entende o seu negócio, consegue ver melhor as possíveis formas para vender mais online.

2 – Tenha uma estratégia de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é o processo de criação de conteúdo valioso e relevante para atrair e envolver seu público-alvo. 

Os conteúdos criados podem ser produzidos em diversas mídias: textos, vídeos, imagens e áudios.

Compradores e clientes hoje são inundados por mais mensagens de marketing do que nunca — originadas de empresas que, assim como a sua, buscam vender mais online.

Isso cria um ambiente de escassez de atenção, desafiando os profissionais de marketing com a tarefa de produzir conteúdo envolvente que não se perderá em meio aos vários anúncios e chamadas para ação disparados em direção ao espectador ao longo do dia.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada coloca sua empresa na posição de uma liderança inovadora em seu segmento, construindo a preferência da marca ao informar e educar seus potenciais compradores. 

Fornecer conteúdo útil e divertido pode formar um forte vínculo entre sua empresa e clientes, que continua a crescer e se fortalecer com o tempo.

Com o vínculo criado e mantido, sua empresa conseguirá aumentar suas vendas online.

3 – Esteja presente nas redes sociais

Para vender online, estar presente nas redes sociais é crucial.

Ser ativo nas redes sociais permite que você conscientize as pessoas sobre seu negócio. É importante ter uma imagem de marca forte para que isso funcione.

Se você tem uma ótima imagem de marca e é ativo nas mídias sociais, essas duas coisas passam a andar de mãos dadas, pois são igualmente importantes para uma estratégia de marketing de mídia social bem-sucedida.

A razão para ser ativo nas redes sociais (para reconhecimento da marca) é que você deseja que seus clientes em potencial vejam continuamente a imagem da sua marca.

Isso, por sua vez, permite que você converta potenciais clientes em compradores.

Nutrindo seus compradores com conteúdos relevantes, como citamos no tópico anterior, você os fidelizará. 

Com a fidelização, surgirão mais e mais vendas; além de recorrentes recomendações.

4 – Conte com um time de vendas

Por último, mas não menos importante: tenha em mente que, para vender mais, você precisará de apoio laboral.

Isso vale para todo e qualquer empreendimento que tenha ambição. 

Se até mesmo Microempreendedores Individuais chegam a contratar contadores para auxiliá-los com as finanças, porque um negócio online não poderia contar com um time de vendas e ferramentas tecnológicas?

Estes são fatores fundamentais para aumentar as vendas online da sua empresa.

Mas onde encontrar um time que trabalhe com as melhores tecnologias de apoio à venda online? Junto à Nine9.

Aplique as dicas exibidas ao longo do artigo e veja uma melhora no número de vendas do seu negócio!

Abrir bate-papo
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?