Pergunte a um profissional de Marketing ou proprietário de empresa o que eles mais gostariam no mundo e provavelmente dirão “mais clientes”. O que geralmente vem depois dos clientes na lista de desejos de uma empresa? Mais tráfego para seu site.
Há muitas maneiras de aumentar o tráfego em seu site e, no post de hoje, veremos 25 delas, incluindo várias maneiras de aumentar o tráfego do site GRATUITAMENTE.
1. Anuncie
Este é tão óbvio que vamos dar uma olhada nele primeiro. Pesquisa paga, publicidade em mídia social e publicidade gráfica são maneiras excelentes de atrair visitantes, desenvolver sua marca e exibir seu site para as pessoas. Ajuste suas estratégias pagas para atender às suas metas – você deseja apenas mais tráfego ou deseja aumentar as conversões também? Cada canal de vendas tem seus prós e contras, então pense cuidadosamente sobre seus objetivos antes de usar seu cartão de crédito.
Se você espera que mais tráfego para seu site também resulte em mais vendas, será necessário direcionar palavras-chave de alta intenção comercial como parte de suas estratégias de busca paga. Sim, a competição por esses termos de pesquisa pode ser feroz (e cara), mas as recompensas geralmente fazem valer a pena.
2. Socialize-se
Não é suficiente produzir ótimo conteúdo e esperar que as pessoas o encontrem – você tem que ser proativo. Uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego para seu site é usar canais de mídia social para promover seu conteúdo . O Twitter é ideal para links curtos e rápidos (e tentadores), enquanto o Facebook e o LinkedIn pode ajudar seu site a aparecer em resultados de pesquisa personalizados e é especialmente eficaz em nichos de B2B. Se você é uma empresa de produtos B2C, pode encontrar grande tração em sites sociais com muitas imagens, como Pinterest e Instagram.
3. Misture tudo
Não existe uma fórmula mágica para o sucesso do marketing de conteúdo, apesar do que alguns pregam por aí. Por esse motivo, varie a duração e o formato de seu conteúdo para torná-lo o mais atraente possível para os diferentes tipos de leitores. Intercalar postagens de blog com base em notícias mais curtas com conteúdo de formato longo , bem como vídeos, infográficos e peças baseadas em dados para o máximo impacto.
4. Escreva títulos irresistíveis
Os títulos são uma das partes mais importantes do seu conteúdo. Sem um título atraente, mesmo a postagem mais abrangente do blog não será lida. Domine a arte de escrever títulos . Por exemplo, os redatores do BuzzFeed e da Upworthy costumam escrever mais de vinte títulos diferentes antes de finalmente decidirem por aquele que gerará mais tráfego, então pense cuidadosamente no título antes de clicar em “publicar”.
5. Preste atenção ao SEO na página
Acha que o SEO está morto? Pense de novo. Otimizar o seu conteúdo para mecanismos de pesquisa ainda é uma prática valiosa e relevante. Você está aproveitando ao máximo o texto alternativo da imagem? Você está criando links internos para um novo conteúdo? E quanto às meta descrições ? A otimização para SEO na página não precisa levar muito tempo e pode ajudar a impulsionar seu tráfego orgânico.
6. Segmentar palavras-chave de cauda longa
Você tem suas palavras-chave de alta intenção de compra e bases de palavras-chave populares cobertas? Então é hora de segmentar palavras-chave de cauda longa também. Palavras-chave de cauda longa são responsáveis pela maioria das pesquisas na web, o que significa que se você não as tiver como parte de sua busca paga ou esforços de SEO, você estará perdendo.
7. Inicie uma estratégia de Guest Posts
Antes que você diga – não, o verdadeiro guest blogging não está morto , apesar do que você pode ter ouvido. Publicar uma postagem como convidado em um site confiável pode aumentar o tráfego do blog em seu site e ajudar a construir sua marca no negócio. Porém, esteja avisado – os padrões para guest blogging mudaram radicalmente durante os últimos dezoito meses, e as táticas de spam podem resultar em penalidades severas. Prossiga com cuidado.
8. Convide outras pessoas para um blog como visitante em seu site
O guest blogging é uma via de mão dupla. Além de postar conteúdo em outros blogs, convide pessoas de seu nicho para blogar em seu próprio site . Eles provavelmente compartilharão um link para seu artigo de convidado, o que pode trazer novos leitores ao seu site. Apenas certifique-se de postar apenas conteúdo original de alta qualidade sem links com spam, porque o Google está sempre penalizando os sites de baixa qualidade.
9. Vá atrás do tráfego de referência
Em vez de tentar persuadir outros sites a vincularem-se a você (um processo tedioso e demorado), crie um conteúdo que permita ser linkado. É um tipo de tráfego altamente confiável e que gera bastante interesse dos usuários para com seu site.
10. Publicar conteúdo no LinkedIn
O LinkedIn se tornou muito mais do que um meio de encontrar outro emprego. A maior rede social profissional do mundo é agora uma plataforma de publicação valiosa por si só, o que significa que você deve postar conteúdo no LinkedIn regularmente. Isso pode aumentar o tráfego para o seu site, bem como crescer sua rede – especialmente se você tiver um número moderado a grande de seguidores.
11. Implementar Microdados (Schema.org)
A implementação do Schema (ou outro formato de microdados) não necessariamente aumentará o tráfego para seu site por conta própria, mas tornará mais fácil para os bots de mecanismos de pesquisa localizarem e indexarem suas páginas. Outro benefício de usar o esquema para SEO é que ele pode resultar em melhores snippets, o que pode melhorar as taxas de cliques.
12. Link Internos
A força de seu perfil de link não é determinada apenas por quantos sites têm links para você – ela também pode ser afetada por sua estrutura interna de links. Ao criar e publicar conteúdo, fique atento às oportunidades de links internos. Isso não apenas ajuda com o SEO, mas também resulta em uma experiência melhor e mais útil para o usuário – a base para aumentar o tráfego para seu site.
13. Entrevista com Líderes do Mercado
Acha que as entrevistas são apenas para os grandes sites e blogs? Você ficaria surpreso com quantas pessoas estarão dispostas a falar com você se você simplesmente perguntar a elas. Envie e-mails solicitando uma entrevista para líderes de pensamento em seu setor e publique as entrevistas em seu blog . Não só o reconhecimento do nome aumentará sua credibilidade e aumentará o tráfego em seu site, como o entrevistado provavelmente também compartilhará o conteúdo, ampliando ainda mais seu alcance.
14. Não negligencie o E-mail Marketing
Tantas empresas estão focadas em atrair novos clientes por meio do marketing de conteúdo que esquecem os métodos mais tradicionais. O marketing por email pode ser uma ferramenta poderosa e até mesmo um disparo moderadamente bem-sucedido pode resultar em um aumento significativo no tráfego. Apenas tome cuidado para não bombardear as pessoas com e-mails repetitivos sobre cada atualização em seu negócio. Além disso, não negligencie o poder do marketing boca a boca, especialmente de pessoas que já estão gostando de seus produtos ou serviços. Um lembrete amigável por e-mail sobre um novo serviço ou produto pode ajudá-lo a aumentar seu tráfego também.
15. Certifique-se de que seu site é responsivo
Já se foram os dias em que a navegação na Internet era feita exclusivamente em PCs desktop. Hoje, as pessoas mai do que nunca estão usando dispositivos móveis para acessar a web e, se você não oferecer uma boa experiência mobile, está basicamente dizendo a eles para irem para outro lugar. Mesmo se você tiver um site básico , ainda precisa garantir que ele seja acessível e possa ser visto confortavelmente em uma variedade de dispositivos, incluindo smartphones menores.
16. Certifique-se de que seu site seja rápido
Já se pegou esperando trinta segundos pelo carregamento de uma página da web? Nem eu. Se o seu site demorar uma eternidade para carregar, sua taxa de rejeição será muito alta. Certifique-se de que suas páginas sejam o mais tecnicamente otimizadas possível , incluindo tamanhos de arquivo de imagem, estrutura de página e a funcionalidade de plug-ins de terceiros. Quanto mais rápido o seu site carregar, melhor.
17. Promova um senso de comunidade
As pessoas querem falar o que pensam e opinar sobre assuntos pelos quais têm paixão, portanto, construir uma comunidade em seu site é uma ótima maneira de iniciar uma conversa e aumentar o tráfego para seu site. Implemente um sistema de comentários robusto por meio de soluções de terceiros, como comentários do Facebook ou Disqus, ou crie um fórum dedicado onde os visitantes podem fazer perguntas. Não se esqueça de gerenciar sua comunidade para garantir que os padrões mínimos de respeito e cordialidade sejam atendidos.
18. Faça-se ouvir nas seções de comentários
Você provavelmente visita pelo menos alguns sites relevantes para o seu negócio regularmente, então por que não entrar na conversa? Os comentários não fornecem necessariamente um impulso imediato para o tráfego de referência, mas tornar-se conhecido ao fornecer comentários inteligentes e úteis em blogs e sites da indústria é uma ótima maneira de divulgar seu nome – o que pode resultar em mais tráfego para seu próprio site. Lembre-se de que, assim como acontece com os guest posts, a qualidade e a relevância são fundamentais – você deve se envolver com outras pessoas em seu nicho e evitar ao máximo qualquer tipo de spam.
19. Examine seus dados analíticos
O Google Analytics é uma fonte inestimável de dados sobre quase todos os aspectos imagináveis de seu site, desde suas páginas mais populares até os dados demográficos dos visitantes. Fique de olho em seus dados do Analytics e use essas informações para orientar suas estratégias promocionais e de conteúdo. Preste atenção em quais postagens e páginas estão provando ser as mais populares. Analise os dados dos visitantes para ver como, de onde e quando o tráfego do seu site está vindo.
20. Seja ativo nas redes sociais
Não é suficiente apenas compartilhar conteúdo por meio de canais sociais – você também precisa participar ativamente da comunidade. Tem uma conta no Twitter? Participe de discussões em grupo com hashtags relevantes. Seu público está deixando comentários em seus posts no Facebook? Responda perguntas e se envolva com seus leitores. Nada desanima mais as pessoas do que usar a mídia social como um canal de transmissão – use a mídia social como foi planejada e realmente interaja com seus fãs.
21. Envie seu conteúdo para sites agregadores
Em primeiro lugar, um aviso – não spame as redes sociais e outros sites semelhantes na esperança de trazer milhões de acessos em tráfego de referência, porque isso não vai acontecer. Membros de comunidades são extremamente experientes em identificar spam disfarçado de links legítimos, mas de vez em quando, não faz mal enviar links que esse público achará genuinamente útil. Escolha um subreddit relevante, envie seu conteúdo e assista seu tráfego fluir.
22. Incorpore o vídeo em sua estratégia de conteúdo
O conteúdo baseado em texto é muito bom, mas o vídeo pode ser um recurso valioso para atrair novos visitantes e tornar seu site mais envolvente. Os dados mostram que a retenção de informações é significativamente maior para material visual do que para texto, o que significa que o marketing de vídeo é uma excelente maneira de atrair – e prender – a atenção do seu público e aumentar o tráfego para seu site ao mesmo tempo.
23. Pesquise a competição
Se você não usou um software como o BuzzSumo para verificar o que seus concorrentes estão fazendo, você está em grande desvantagem. Esses serviços agregam o desempenho social de sites e conteúdo específicos para fornecer a você uma visão rápida de quais tópicos estão em voga entre os leitores e, o mais importante, circulando nas mídias sociais. Descubra o que as pessoas estão lendo (e falando) e emule esse tipo de conteúdo para trazer tráfego para o seu site.
24. Organizar Webinars
As pessoas adoram aprender, e os webinars são uma excelente maneira de transmitir sua sabedoria ao seu público que o espera ansiosamente. Combinado com uma campanha de promoção social eficaz, os webinars são uma ótima maneira de aumentar o tráfego para o seu site. Envie um e-mail uma semana ou mais antes do tempo, bem como um lembrete da “última chance de registrar-se” um dia antes do webinar. Certifique-se de arquivar a apresentação ou vídeo para visualização posterior e promova seus webinars amplamente nas redes sociais.
25. Participar de conferências
Qualquer que seja o setor em que você atue, é provável que haja pelo menos uma ou duas convenções e conferências importantes que sejam relevantes para o seu negócio. Assistir a esses eventos é uma boa ideia – falar neles é ainda melhor. Mesmo um compromisso de palestra decente é uma excelente maneira de se estabelecer como um líder inovador em seu setor e obter exposição significativa para seu site.
Comentários