A usabilidade na web é um requisito para que os sites atendam às necessidades dos usuários. Ela favorece também desenvolvedores e empreendedores.
O conceito é bem conhecido no meio da engenharia de software e desenvolvimento de sistemas. Ele diz respeito à facilidade que os usuários têm para usar programas e ferramentas digitais. Sobre a usabilidade na internet, não poderia ser diferente.
Após a leitura deste artigo, você entenderá mais sobre usabilidade na web, sua importância e como aplicar nos seus sites.
Usabilidade: o que é
Há todo um estudo por trás do conceito de usabilidade. No desenvolvimento de software, há até uma norma de qualidade, a ISO 9241-210, dedicada a ele.
Tal norma estabelece os parâmetros para o desenvolvimento de projetos centrados no usuário. Sites de todos os tipos também devem ser desenvolvidos e pensados centrados no usuário.
Não por uma questão de obrigatoriedade legal ou jurídica, mas por uma questão de otimização.
A usabilidade trazida à internet é o que chamamos de usabilidade na web.
É bom para todos
Quando um site aplica a usabilidade em suas páginas, ele está fazendo bem aos seus usuários e administradores.
Pense como um usuário: você gostaria de acessar um site de notícias ou vídeos e sequer conseguir encontrar a filtragem por categorias ou pesquisa por termo específico dentro deles (por causa de sua má otimização)?
Certamente, não.
Um site que tem boa usabilidade é um site agradável, de fácil navegação. O usuário entra sabendo o que quer e onde procurar; não precisa de manuais ou instruções adicionais. É tudo muito intuitivo.
Agora, pense como o administrador de um site: não há nada melhor para os negócios do que ser uma referência de qualidade. A confiança, satisfação e leveza do seu site agradam seus usuários e estes contribuem se convertendo em clientes e seguidores.
Para os desenvolvedores, elaborar um site com usabilidade significa aprender cada vez mais sobre boas práticas de desenvolvimento e crescer na profissão.
A abrangência da usabilidade na Web
Num primeiro momento, o conceito pode soar como algo superficial. No entanto, não é. Ele está presente em todas as etapas do desenvolvimento de websites e aplicações para a internet.
Seus princípios devem ser aplicados desde as fases iniciais do desenvolvimento de um site.
Como você viu, a usabilidade na web abrange muitos aspectos do seu site. Há alguns pontos que merecem atenção especial, como a responsividade e escolha de hospedagem. Outros, dependendo da situação, são opcionais e contam como um extra — uma empresa que tenha como público-alvo os brasileiros não se beneficia investindo em páginas traduzidas para o russo, por exemplo.
Evidentemente, ajustar todos os aspectos de um site visando a usabilidade na web leva tempo e requer investimentos.
A menos que você tenha experiência com SEO, linguagens de marcação, configuração de servidores, desenvolvimento de sites e redação para a internet, precisará contar com profissionais de diversos ramos.
Os principais serviços e profissionais envolvidos no desenvolvimento de um site estão listados abaixo:
- Serviço de hospedagem, para que o site fique no ar.
- Domínio, para que o site tenha um endereço na web.
- Designer, para que o site tenha uma identidade visual estruturada.
- Redatores e consultores de SEO, para que o site tenha conteúdos relevantes e reconhecimento.
Há empresas que prestam o serviço completo de assistência à criação de sites, mas em geral os valores são elevados e o site fica sujeito aos parâmetros de desenvolvimento delas.
Para uma experiência personalizada, é ideal que o administrador do site contrate empresas e profissionais diferentes para a realização do serviço, intermediando as relações e tendo maior liberdade opinativa.
Alguns administradores de sites conseguem se sair bem sem precisar contar com todos esses profissionais e serviços, é claro. No entanto, isso exige muito tempo e muito esforço. A grande maioria precisa de consultoria profissional durante esse processo.
Aplique a usabilidade em seus sites!
Agora que você tem noção dos aspectos abrangidos pela usabilidade e como ela melhora a experiência dos visitantes de seu site, é a hora de colocar em prática o que foi aprendido. Procure pelo que pode ser melhorado e o que deve ser mantido. Centre os projetos no usuário e a satisfação os converterá e fidelizará!
Para saber como anda a usabilidade de seu site, conte com a Nine9, especialista em marketing digital.
Comentários