As vendas por telefone — parte do famoso telemarketing — são amplamente vistas de duas formas distintas pela maioria das empresas: um total desperdício de dinheiro ou um pilar fundamental para os negócios.

Tudo isto varia conforme a perspectiva.

Com as mudanças nas formas como as empresas se relacionam com seus compradores, muitos empresários se questionam se vendas por telefone ainda dão resultados.

É justamente esse questionamento que será respondido ao longo deste artigo.

Prossiga com a leitura para saber mais!

Vendas por Telefone: Resultados

O que melhor do que números para analisarmos se vendas por telefone ainda dão resultados?

Acompanhe algumas informações obtidas junto à SCi Sales Group, empresa com foco em vendas sediada em Londres, em atividade desde 2002:

  • 68% das vendas B2B (empresas para empresas) envolvem alguma forma de interação humana, tal como o telemarketing. Verificou-se que os clientes respondem melhor à abordagem humana do que a qualquer outra forma, como o marketing digital;
  • são necessárias, em média, 80 chamadas para ser feita uma venda;
  • numa sondagem junto a gestores de empresas, as vendas por telefone na modalidade B2B foram escolhidas como a forma menos irritante de publicidade. Apenas 4% dos entrevistados disseram que essa era a forma mais irritante;
  • quase 60% dos gestores de marketing dizem que o telemarketing é “Muito Eficaz” para a obtenção de leads e divulgação de produtos aos clientes;
  • campanhas curtas de marketing direto, incluindo vendas por telefone, não funcionam bem a curto prazo. Em média, são necessários mais de 3 meses para que uma empresa comece a ver resultados reais graças ao telemarketing;
  • 70% das vendas de empresas para empresas provêm da interação humana, 56% das quais começaram com o telemarketing;
  • 80% dos feedbacks negativos direcionados aos times de vendas são convertidos na compra de um produto semelhante, de um concorrente, no prazo de 12 meses, mais ou menos.

Com base nessas informações, concluímos que as vendas por telefone, por constituírem uma forma de marketing direto amplamente difundida, são familiares aos compradores e muito úteis para a transmissão de diferentes tipos de mensagens.

Todavia, o telemarketing funciona melhor em planejamentos a longo prazo, tanto para a geração de leads como a realização de vendas.

Vantagens das Vendas por Telefone

Agora que você viu que as vendas por telefone ainda dão resultados, confira algumas das vantagens dessa modalidade.

Geram Respostas Diretas

Isto significa resultados imediatos independentemente do seu objetivo e da capacidade de sua equipe para gerar efetivamente vendas imediatas — proporcionando um retorno direto sobre o investimento.

São Humanas 

Os bons profissionais de vendas por telefone devem saber ouvir, bem como falar.

Ao contrário da maioria dos canais de publicidade, por meio das vendas por telefone a mensagem pode ser adaptada a cada cliente específico. 

O telemarketing também pode ser utilizado para recolher informações sobre os clientes e gerar feedback.

Promovem a Obtenção de Dados

Cada ligação feita pelo time de telemarketing proporciona ao seu negócio uma oportunidade de aprender sobre quem está do outro lado da linha. 

Dependendo da informação que for importante para você, será possível preencher as lacunas no seu conhecimento sobre perspectivas de clientes ou obter uma leitura sobre a atual situação e tendências do seu mercado consumidor. 

Não há razão para que a sua equipe de telemarketing não possa incluir questões de pesquisa de mercado como parte de seus scripts, ajudando sua empresa a alcançar múltiplos objetivos numa única campanha.

São Extremamente Mensuráveis

Cada chamada fornece dados e pode determinar que dados são úteis para sua empresa.

Se você precisar saber quão precisos são os seus dados de contato, quão eficaz é seu time de vendas ou qual a percentagem de pessoas que lêem os seus e-mails, a informação estará lá.

Graças a sistemas avançados, como os CRMs, isso se tornou viável.

São Flexíveis

Se seu time de vendas por telefone adotar procedimentos envolvendo pesquisas de satisfação, terá ouro nas mãos.

Esse tipo de informação pode ser utilizado para refinar as abordagens com os clientes, gerando alterações de forma rápida e eficaz. 

O telemarketing também pode ser reativo a novas informações, quase sem tempo de espera. 

Se você gostou deste artigo e pretende ler mais sobre o mundo das televendas, marketing digital e CRMs, que tal visitar o blog da Nine9?

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