Com certeza você se deparou com o termo “ growth hacking ” especialmente se você é um usuário frequente do LinkedIn.
Mas, para todas as explicações que encontrei na plataforma, existem muito poucas que realmente definem o que é, por que é importante e como deve ser implementado.
Mas o que exatamente é o Growth Hacking?
Para entender melhor o conceito, deixe-me contar um pouco sobre de onde ele veio e como tudo começou.
O que é Growth Hacking?
Em 2010, Sean Ellis se tornou o primeiro growth hacker de todos os tempos.
Isso não foi planejado de forma alguma.
Ellis não conseguiu encontrar ninguém para ajudar a expandir sua empresa.
Então ele pensou que aí estava uma oportunidade de negócio. Ele percebeu que o segredo do crescimento (o que agora comumente chamamos de growth hacking) é:
“Aumentar rapidamente a base de usuários de uma empresa a um custo mínimo.”
Ele até projetou uma metodologia e uma série de estratégias relativas para ajudar a atingir esse objetivo.
Para que você tenha uma ideia aproximada do sucesso dessa metodologia, muitas das empresas que Ellis ajudou agora valem milhões de dólares e são negociadas publicamente na bolsa de valores.
No entanto, muitas vezes ele descobriu que, assim que se afastava de um projeto, não havia ninguém que pudesse substituí-lo!
Havia alguém que poderia substituir Ellis?
Infelizmente, não houve, principalmente porque Ellis procurou apenas no mercado tradicional.
Ele logo percebeu que, embora pudessem criar planos de marketing, alinhar objetivos corporativos e construir uma equipe de sucesso, eles não podiam ajudar com o que ele realmente precisava.
Crescimento exponencial .
Então, ele publicou uma postagem no blog intitulada Encontre um Growth Hacker para sua Startup. Aqui, ele delimitou o perfil que procurava, ao mesmo tempo que esperava desenvolver uma comunidade de pessoas que já faziam isso.
E assim nasceu o termo.
The Growth Hacker
Agora que você está familiarizado com o histórico do growth hacking, é importante entender que:
“Um growth hacker não é nem melhor nem pior do que um especialista em marketing. Eles são simplesmente perfis profissionais com diferentes conjuntos de habilidades e objetivos. ”
O objetivo de um growth hacker é sempre aumentar o número de usuários, downloads, assinantes, clientes, etc., o mais rápido possível, usando um modelo sustentável.
Dessa forma, as startups podem fazer suas rodadas de investimento trabalharem mais e crescerem mais rapidamente.
Graças a essa obsessão de crescimento que os hackers têm com o dimensionamento de startups digitais , nos últimos anos vimos muitas metodologias, ferramentas e estratégias testadas e comprovadas introduzidas no mercado.
Portanto, se estamos procurando uma definição exata de growth hacking, talvez a melhor seria:
“Uma estratégia analítica, barata, criativa e inovadora para aumentar exponencialmente a base de clientes de uma empresa.”
Mas o mais importante é como exatamente eles fazem isso? Como os growth hackers expandem as bases de usuários, downloads e, acima de tudo, clientes pagantes?
Para responder a essa pergunta, devemos olhar para a evolução da internet e as mudanças no que constitui um “produto”.
Por muitos anos, quando nos referíamos a produtos, falávamos de itens tangíveis como carros, sapatos, perfumes, etc.
Hoje em dia o conceito de produto mudou.
Embora os itens físicos mencionados acima ainda existam, muitas empresas inovadoras agora produzem produtos digitais .
Amazon, Google, Facebook, Microsoft e o Alibaba Group – 5 das empresas mais influentes do mundo com um patrimônio líquido de trilhões de dólares – não produzem um único “produto”.
Seu valor está em ativos digitais e gerenciamento de dados.
A Internet ajudou esse novo conceito de negócio a florescer por meio do acesso imediato e quase ilimitado ao mercado que ele oferece às empresas.
E, como acontece com todas as coisas novas, requer uma estratégia, abordagem e execução diferentes.
Como um growth hacker estimula o crescimento de um produto digital?
Primeiro, é necessário entender as dores de seus usuários.
Um growth hacker pode detectar essas necessidades analisando seus padrões de comportamento e detectar em qual estágio do funil de vendas os clientes tendem a cair.
Se, por exemplo, o produto digital é um aplicativo, um growth hacker pode se perguntar:
- Como os usuários descobriram o aplicativo?
- Desses usuários, quem fez o download?
- E quantos deles se cadastraram na empresa?
- Dos que se cadastraram, quantos engajaram com o app?
- Com que frequência o estão usando?
- Quantas pessoas gastaram dinheiro no aplicativo?
- E desses, quantos o recomendariam a seus amigos e colegas?
Com a estratégia bem aplicada, o próximo passo é analisar os dados e melhorar os fluxos para que isso seja escalável.
Sabia que a Nine9 CRM Center aplica estratégias de Growth Hacking para seu negócio? Fale conosco e saiba mais clicando aqui.
Comentários