Se você é um guerreiro digital, sabe que em todos os lugares as pessoas estão falando sobre marketing digital, marketing de mídia social e usando muitas outras terminologias, como SEO, SEM, publicidade gráfica, tweets patrocinados, e assim por diante. 

Entre livros, sites, blogs, newsletters, listas de mala direta, conferências e webinars, há uma “sobrecarga de informações” sobre esses temas, tanto que muitas vezes nos sentimos desorientados.

Para te dar uma noção de tudo isso, começaremos falando sobre marketing digital.

O que é Marketing Digital e por que ele é importante?

A definição de Marketing Digital é “o conjunto de atividades de marketing que utilizam canais web para desenvolver a sua rede comercial, analisar tendências de mercado, prever a sua evolução e criar ofertas no perfil do público-alvo”.

O trabalho do marketeiro digital inclui, na íntegra, todas as atividades relacionadas a SEO e SEM (Search Engine Optimization e Search Engine Marketing), bem como habilidades e experiências específicas relacionadas a ferramentas como Google AdWords, email marketing, gestão de leads e de afiliação.

O Marketing Digital é importante porque esta atividade anda de mãos dadas com as estratégias tradicionais de vendas. Por exemplo, se pensarmos em e-Commerce que não possui loja física, entenderemos que a importância de uma figura que saiba atrair os clientes online da melhor forma é a base para o sucesso deste empreendimento.

As tendências do Marketing Digital

No mundo do Marketing Digital, que cresce cada vez mais, é sempre complexo definir o que vai acontecer amanhã, mas podemos observar o presente e identificar as tendências atuais:

BIG DATA

Hoje em dia eles são uma mina de ouro para o marketing. Até pouco tempo atrás, muitos empreendedores digitais evitavam o uso de big data porque não tinham as habilidades necessárias para entendê-lo ou não dispunham de grandes orçamentos. Agora, as ferramentas de mineração de dados estão cada vez mais fáceis de serem utilizadas, e o gerenciamento desses dados está cada vez menos complicado.

Advetoriais

Os consumidores estão cansados ​​de marketing invasivo, então, surgiram os bloqueadores de anúncios. Isso levou a um questionamento: como uma boa marca pode ser notada? 

Continuar a criar anúncios que combinem perfeitamente com as necessidades do usuário, em vez de interromper sua experiência de navegação, é a primeira ideia, mas toda solução de marketing na web deve ser temperada com uma abordagem centrada no consumidor.

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Mídias sociais

Os profissionais de marketing – finalmente – estão reconhecendo as mídias sociais como um canal, não uma estratégia. Entende-se que a mídia social não é apenas comunicação, e não funciona como uma “estratégia” isoladamente.

Uso do 3D

A experiência do cliente é sempre a prioridade número um e, mesmo que ainda esteja em evolução, a tecnologia 3D está pronta para passar por um processo de integração. 

Tudo começou principalmente na indústria de jogos, mas está lentamente se tornando mais acessível e utilizável em todas as coisas, basta pensar em hotéis que oferecem um tour on-line em 3D de seus quartos ou os novos vídeos 3D implementados pelo Facebook.

Omnichannel

Do marketing multicanal ao marketing “omnicanal”, ou seja, que leva em consideração a utilização de todos os canais disponíveis. 

Exemplo: “Tweet para Pizza”. A Domino’s Pizza criou uma das campanhas de marketing on-line omnichannel mais eficazes da história. Mas logo todos entenderão que a tendência atual é a integração da experiência online e offline. E isso se aplica a varejistas e empreendimentos com foco B2B.

É fácil encontrar emprego em Marketing Digital?

O Marketing Digital tem sido um setor muito ativo nos últimos anos, principalmente pelo interesse das empresas pela internet como forma de atingir seus clientes. 

Oportunidades não faltam para quem pretende trabalhar na área de web marketing, principalmente nas grandes cidades, e as figuras profissionais procuradas nesta área são diversas. Mas o que é preciso para ser um gestor de marketing digital perfeito?

No setor existem profissionais com as mais diversas formações: os provenientes da informática, os do marketing, os das humanidades ou, mais frequentemente, da comunicação. Portanto, quer você trabalhe em uma empresa, como freelancer ou em uma agência, há coisas que você pode fazer todos os dias para tornar mais fácil encontrar trabalho neste setor.

Siga blogs, fóruns e comunidades do setor e mantenha-se atualizado com as notícias; fique de olho nas atividades dos seus colegas e contatos nas diversas redes sociais, faça pesquisas individuais sempre que encontrar uma ideia para se aprofundar em algo que você não conhece, coloque em prática os novos conhecimentos adquiridos mas, acima de tudo, faça networking com seus colegas, troque experiências e compartilhe opiniões, recursos e informações.

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