No ambiente acelerado e competitivo das pequenas empresas, cada segundo conta. Infelizmente, muitos empreendedores passam muito tempo se preocupando com esquemas de marketing ineficazes em vez de se concentrarem nas preocupações do dia-a-dia dos negócios. 

Com uma estratégia de inbound marketing eficaz, você pode permitir que clientes e clientes em potencial venham até você, em vez de gastar todo o seu tempo tentando atrair a atenção de partes desinteressadas.

Se implementado incorretamente, o inbound marketing pode ser tão ineficiente quanto outras abordagens de marketing; no entanto, com uma estratégia cuidadosamente elaborada, é possível agilizar o processo e aumentar significativamente sua base de clientes – tudo com o mínimo de esforço. 

As dicas simples de marketing de entrada a seguir tornarão a gestão de negócios mais fácil do que você jamais imaginou.

Otimize seu site

Inbound marketing tem a ver com a otimização do mecanismo de pesquisa, que é usada para melhorar a classificação de um site no Google e em outros mecanismos de pesquisa importantes. Quanto mais alto seu site chegar à página inicial do Google, mais visitantes ele atrairá. 

Palavras-chave cuidadosamente pesquisadas devem ser usadas na URL do seu site, em qualquer conteúdo apresentado na página e em nomes de imagens. 

Evite a tentação de encher sua página com palavras-chave; isso pode prejudicar seu ranqueamento nos mecanismos de pesquisa. Em vez disso, crie conteúdo relevante que resolva um problema para seu cliente.

Ajude Prospects a Converter

Seu site é mais do que um folheto atraente – é um aperto de mão com novos visitantes que o ajuda a iniciar a jornada de compra. Como o SEO direciona o tráfego para o seu site, você deve ser capaz de capturar clientes em potencial, qualificados, com formulários. 

Recursos úteis podem conectá-lo a leads do topo do funil, enquanto um formulário de vendas pode capturar clientes em potencial que estão interessados ​​agora.

As pequenas empresas não precisam de um site super sofisticado. Em vez disso, concentre-se em construir um site limpo, simples de navegar e que tenha como objetivo principal conectar-se com seu cliente ideal.

Aproveite o poder das mídias sociais

Os esforços de marketing interno não devem terminar no site da sua empresa. No mundo conectado de hoje, as empresas podem se beneficiar de uma presença em plataformas de mídia social como Facebook e Twitter. 

Dependendo de onde seu cliente ideal passa o tempo online, sua empresa também pode se beneficiar com a manutenção de uma conta ativa no Instagram ou no Pinterest; no entanto, a busca por uma presença nas mídias sociais não precisa consumir todo o seu tempo e recursos. 

Uma forte presença em um seleto grupo de redes permitirá que você se conecte melhor com os clientes existentes e, ao mesmo tempo, atraia a atenção de novos consumidores.

Publicar Testemunhos e Críticas

Se você conseguiu construir uma base de clientes pequena, mas muito entusiasmada, considere pedir feedback a essas pessoas satisfeitas. Eles ficarão muito felizes em ter sua opinião divulgada em seu site ou páginas de mídia social.

Alguns testemunhos favoráveis ​​podem ajudar muito a estabelecer a confiança entre aqueles que não estão familiarizados com sua marca.

Cultive novos leads

Ao se conectar com os visitantes que chegam ao seu site por meio de SEO, mídia social e outros canais, você pode manter a conversa por meio do incentivo em forma de e-mail. Nem todo mundo está pronto para entrar no processo de vendas hoje, mas eles estarão no caminho certo. 

Com as campanhas por e-mail, você pode ficar automaticamente em contato com os clientes em potencial para se tornar uma fonte confiável de serviços e informações e, eventualmente, sua primeira escolha quando estiverem prontos para comprar.

Monitorar métricas

O inbound marketing geralmente envolve algum elemento de tentativa e erro, pois é impossível saber exatamente o que funciona antes de testar. Depois que essas etapas iniciais forem cumpridas, é importante ficar de olho na análise do site, que dirá como os visitantes encontram seu site, quanto tempo permanecem lá e se as sessões de navegação resultam em conversões. Você também pode rastrear a origem do lead em seu CRM para relatar quais canais estão realmente se convertendo em clientes.

A melhor estratégia de marketing de entrada é simples e direta. Um bom site e uma forte presença nas redes sociais o ajudarão a atrair novos leads. A interação por e-mail continua a conversa, transformando mais leads em clientes, e as métricas de rastreamento garantem que você esteja se concentrando nas estratégias de entrada certas para o seu negócio. 

Quando os clientes chegam até você por meio do inbound marketing, você pode evitar iniciativas de marketing demoradas e, em vez disso, focar nas atividades que mais importam para você.

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