Por que investir em marketing digital? Para quem eu produzo? Como fazer marketing digital no meu negócio? Essas são as três perguntas essenciais que toda empresa precisa fazer para alcançar o sucesso no mundo digital.
O marketing digital promove estratégias para potencializar a marca e comunicar com o público de forma direta e personalizada. É um conceito que aproveita as vantagens da internet e outros canais digitais para aumentar as vendas, entregando aos clientes exatamente o que eles precisam e da maneira que esperam.
Vamos ver como esse tipo de abordagem pode ser usado para aumentar muito suas vendas.
Primeiramente, o que é Marketing?
Marketing (carinhosamente conhecido como MKT) é a análise holística do mercado, ou seja, a análise do mercado como um todo, com o objetivo de desenvolver e posicionar produtos, fomentar vendas, satisfazer e reter clientes, gerando valor e lucratividade.
Ao contrário do que se pensa no senso comum, o marketing não se resume apenas à publicidade do produto. Para além disso, tudo o que envolve criar, precificar, distribuir, comunicar, agregar valor, suprir necessidades do consumidor e potencializar a experiência é também fazer uso dessa ferramenta.
Por incrível que pareça, o marketing não é algo novo. Desde que o mercado existe, seja por meio de trocas ou depois da implementação da moeda, pensar em estratégias de negociação para conseguir destaque frente a outros produtos sempre existiu.
E o que é Marketing Digital?
Você já deve ter ouvido falar sobre isso e se perguntado ao que esse termo se refere. Calma, é mais simples do que você pode imaginar.
O marketing digital tem o mesmo objetivo do marketing tradicional, ou seja, desenvolver, posicionar e promover empresas, produtos ou serviços. A diferença entre ambos é que o meio influencia na maneira como a mensagem é transmitida.
O marketing digital conta com a internet e outros canais digitais para entregar sua mensagem. Apenas isso já demonstra uma grande mudança em relação ao mais tradicional.
A começar pelo comportamento do público no meio digital. Ao querer adquirir um produto ou serviço, o consumidor atual pesquisa na internet sobre qual é a melhor resposta para a sua necessidade. Por isso, a estratégia de mkt digital se preocupa em desenvolver uma forte presença online, para que a dita solução oferecida possa ser a resposta procurada.
Todo o processo é feito para atrair o cliente, focando em construir uma relação positiva através, por exemplo, da produção de conteúdos valiosos.
E uma sequência de boas interações (e-mails, posts nas mídias sociais etc.) faz com que haja uma conexão maior entre cliente e empresa, o que significa uma chance de compra superior; e aqui está o principal motivo para que considere esta abordagem.
Contudo, como usar esse conceito de maneira mais concreta para aumentar as vendas?
Funil do Marketing Digital
Antes de dar o primeiro passo é preciso entender que toda abordagem de marketing passa por um funil.
Isso significa que nem todas as pessoas que chegam a ter um primeiro contato com uma marca se transformarão em clientes. Até porque muitas destas pessoas não estarão qualificadas (perfil, interesse e maturidade) para vendas.
Portanto, o papel do marketing é extrair o maior número possível de vendas na outra ponta do funil, e para isso são necessárias algumas ações:
- Atrair visitantes;
- Converter visitantes em leads;
- Relacionar com leads e identificar oportunidades;
- Vender para as oportunidades;
- Analisar melhorias no processo.
Tão importante quanto entender as ações é entender as etapas do funil de marketing digital. Ou seja, fases que o cliente percorre antes de tomar a decisão de comprar uma solução (serviço ou produto):
1. Consciência (Topo de funil – TOFU): Pessoa possui um problema ou está em busca de alguma resposta. Realiza pesquisa educacional para entender melhor sobre o problema.
2. Consideração (Meio de funil – MOFU): Pessoa já reconhece seu problema e busca uma solução. Está se informando sobre os produtos e oportunidades disponíveis.
3. Decisão (Fundo de funil – BOFU): Pessoa está decidindo qual tipo de solução é melhor para o seu problema. Está montando uma lista de soluções pra comparar e tomar a decisão final.
Normalmente, o cliente ou ainda não sabe ou sabe muito pouco sobre qualquer problema ou necessidade que tenha. Sendo assim, ele inicia o processo para saber qual é exatamente o problema que possui.
Nesse passo da jornada é preciso atrair os clientes com conteúdos mais abrangentes que resolvam problemas mais genéricos. E uma vez que ele entenda e reconheça o seu problema, começa a procurar soluções para ele.
Cabe então ao marketing digital conduzir o cliente nesta jornada, buscando chegar ao objetivo final, que é vender sua solução.
Quais os termos mais usados no Marketing Digital?
Uma das principais formas de compreender o marketing digital é fazendo uma análise a partir de seus conceitos-chaves, visando ajudar a estabelecer uma relação da empresa com o cliente e a partir disso alcançar resultados.
Inbound Marketing
O que chamamos, de forma prática, de “marketing de atração“; o inbound marketing é um estilo de marketing que foca em técnicas direcionadas e relevantes que buscam conquistar o interesse do cliente ao invés de empurrar produtos e serviços.
Esse método foca em ser relevante para a vida das pessoas a partir da geração de conteúdos ricos, colocando a experiência do consumidor e a confiança em primeiro lugar. Ou seja, o cliente vem até você, e não o contrário.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é a essência do inbound marketing. Trata-se de identificar os interesses e as necessidades de sua persona e transformá-los em conteúdos de qualidade.
Assim se deixa de ser invasivo e se torna atrativo, fazendo com que o seu possível cliente vá até você. Isso gera valor, aumenta o engajamento e fortalece a imagem e autoridade da marca para os atuais e futuros clientes.
Persona
Esse conceito responde uma das perguntas essenciais: Para quem devo produzir marketing digital?
Personas são personagens semifictícios que representam o seu cliente ideal. Elas não são completamente criadas através da imaginação, pois grande parte dos seus dados, como sexo, idade, escolaridade, ramo e outros, vêm de pesquisas feitas em cima do seu perfil de cliente ideal.
Essa ideia é importante, pois ajuda a tratar o seu cliente de maneira mais próxima, quase como se fosse uma conversa entre amigos, gerando mais proximidade, que é a base das estratégias de marketing digital.
O principal resultado da persona é construir um relacionamento com o cliente e potencializar a comunicação. É uma boa ferramenta para qualificar os leads da empresa e gerar uma maior porcentagem na conversão em vendas.
Para aprender tudo sobre personas e como criá-las, baixe aqui nosso material gratuito.
SEO
Search Engine Optimization (ou SEO) é um conjunto de técnicas aplicadas para otimizar seus resultados orgânicos nos mecanismos de busca; em outras palavras, melhorar seu posicionamento nos resultados do Google.
Para garantir que a empresa seja a resposta das dúvidas dos clientes é preciso investir em SEO de qualidade, gerando um melhor ranqueamento da página.
Mídias Sociais
Uma das principais ferramentas de transformação digital, as mídias sociais são um dos segmentos que mais cresce no marketing digital e apresenta resultados.
Elas facilitam o engajamento da empresa, possibilitando um maior alcance e construindo um relacionamento sólido a partir da comunicação direta com o cliente.
Lead
É um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em um produto ou serviço ao preencher seus dados no formulário de alguma landing page, geralmente em troca de algum benefício (newsletter, baixar materiais etc.).
Um lead não necessariamente possui o perfil de cliente ideal, e portanto nem sempre é um lead qualificado (que é enviado ao time de vendas).
Landing Page
Traduzindo literalmente, a página de aterrissagem é a página de entrada onde o visitante chega a um site. Geralmente é otimizada estrategicamente para vender um produto / serviço ou para gerar cadastros em formulários em troca de alguma oferta (isca).
CTA
Uma sigla de apenas três letras que possui uma funcionalidade muito grande em relação ao que chamamos de lead. De maneira textual ou visual, o CTA (Call to action ou Chamada para ação) nada mais é do que uma chamada para que o visitante execute alguma ação no site. Isso possibilita gerar mais leads e consequentemente aumentar as taxas de conversão.
Análise de dados
O marketing digital é uma estratégia escalável e que prevê resultados, mas para isso acontecer é preciso investir em análise de dados. É a partir disso que se compreende quais táticas utilizadas têm dado certo para alavancar o negócio.
Compreender o comportamento e a experiência dos usuários facilita na hora de organizar o planejamento de marketing digital, pois otimiza os resultados e direciona os investimentos a serem feitos.
Em outras palavras, num cenário perfeito, NADA deveria ser iniciado em marketing digital sem antes ter claro como se pode medir os resultados.
Quais ferramentas utilizar no Marketing Digital?
Para conseguir alcançar bons resultados com o marketing digital é preciso se atentar a quais ferramentas serão utilizadas para colocá-lo em prática. Este tópico responde a terceira pergunta essencial: Como fazer marketing digital?
O primeiro passo é mentalizar as 5 ações básicas do funil de marketing digital, e então planejar uma boa estratégia que explore bem o poder de cada ferramenta correspondente a cada etapa do processo:
Partindo de um bom planejamento, o primeiro passo para iniciar qualquer ação de marketing digital, como já dito antes, é ter a garantia de que cada ação possa ser mensurada. Se você não pensar bem em formas de medir os resultados, perderá uma das maiores vantagens competitivas do marketing digital.
Com isso em mente, ter uma presença nas mídias sociais é cada vez mais importante, visto que é um dos primeiros lugares em que o cliente inicia a sua jornada. Além de ser um ótimo canal para divulgar suas ações, é um ambiente interativo que permite aumentar ainda mais seu engajamento.
Claro, amarrado por um conteúdo de qualidade (imagens, textos, vídeos etc.), pois o seu conteúdo é o que vai te posicionar bem e atrair mais visitantes ao seu site, ajudando a manter uma relação positiva durante todas as etapas.
Por isso, os conteúdos precisam ser muito bem planejados para serem entregues no momento certo da jornada de compra.
Anúncios pagos como o Google Ads e Facebook Ads, se bem feitos, são outras opções que ajudam a aumentar o número efetivo de oportunidades de vendas, uma vez que podem trazer resultados mais imediatos devido ao seu alto poder de segmentação.
Mas é preciso ter alguns cuidados. O público não aceita mais campanhas invasivas, que usam um material irrelevante e são feitas no momento errado. Isso tem o efeito oposto.
E tão importante quanto investir em atração (tráfego), é investir em técnicas de CRO, que é a otimização da taxa de conversão. Ou seja, aumentar a quantidade de visitantes que se transformam em leads e clientes de fato.
Mantendo um bom volume de visitantes e com uma boa taxa de conversão em leads, é preciso manter um bom relacionamento com estes, o que pode ser feito através de canais como e-mail, chat e WhatsApp.
Uma boa prática é integrar os processos de marketing e vendas, pois assim as oportunidades identificadas serão automaticamente enviadas ao CRM de vendas e trabalhadas com sales engagement até se tornarem clientes.
Comentários