Como começar a usar o marketing de mídia social

Essencialmente, a primeira e maior coisa que você precisa pensar quando se trata de seu negócio é o que você deseja obter com seus esforços de marketing de mídia social.

Para descobrir qual caminho é o melhor para sua empresa, pense nas seguintes questões:

  • Você quer construir uma marca nas redes sociais ou fazer uma campanha publicitária?
  • Você quer algo em que possa investir para obter o máximo retorno no futuro ou está ansioso por leads e vendas agora?
  • Você valoriza relacionamentos e reputação ou quer contornar isso e ir direto para as conversões?

O que quer que você responda a essas perguntas acabará por determinar sua estratégia de marketing de mídia social e influenciar seus resultados. Se você respondeu a favor das primeiras opções em cada pergunta, o gerenciamento de mídia social é a melhor direção a seguir. Se você respondeu a favor das segundas opções, a publicidade em mídia social se adequará melhor aos seus objetivos.

Então, como esses dois caminhos realmente diferem? E como você procede na execução de sua estratégia de marketing? Vamos examinar mais de perto o que você pode esperar dessas duas estratégias.

Executando uma campanha publicitária

Quando se trata de publicidade, a maioria das pessoas deseja o caminho mais rápido para o sucesso. Se você deseja uma gratificação rápida, uma estratégia de publicidade em mídia social é provavelmente a melhor para você.

A publicidade de curto prazo fornece tráfego imediato para o seu site. Ele ignora o processo de obtenção de novos curtidas e seguidores, e assim economiza muito tempo.

A premissa é simples. Você deseja direcionar muito tráfego para seu website. E se seus esforços de publicidade forem eficazes, uma parte desse tráfego será convertida de leads em vendas.

Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo:

  • Conteúdo visual atraente (como fotos e vídeos de produtos)
  • Técnicas de remarketing (como anúncios direcionados e e-mails de acompanhamento)

Otimização de desempenho (por meio de gerenciamento de métricas)

Muitas empresas veiculam sua publicidade dessa forma, mas é importante que você saiba que existe um risco subjacente dessa abordagem. Assim como qualquer empreendimento de marketing, seu sucesso depende de fatores externos, como custos de publicidade e concorrência, que afetarão sua lucratividade geral.

Não é uma questão de “isso pode funcionar”, é mais uma questão de “ser lucrativo quando isso funcionar.” Para ter sucesso na publicidade, você precisa gastar menos para conquistar um cliente do que o preço de seus produtos.

Por exemplo, se você gastar R$500 para adquirir um cliente que paga apenas R$100, provavelmente vai sair do mercado de trabalho.

E mesmo se você for bem-sucedido, com o aumento da concorrência e dos custos de anúncios, pode não ser escalonável por muito tempo. Quando isso para de acontecer, sua estratégia está condenada.

Para ser mais claro, a publicidade em mídia social é uma ótima maneira de fazer seu negócio crescer, mas você não deve confiar nela a longo prazo. Não é escalonável para ninguém, exceto os gigantes da publicidade, como o Facebook ou o Google.

Construindo uma marca

Agora, vamos discutir a alternativa – construir uma marca.

Construir uma marca é inestimável. Quando sua empresa é popular e confiável, você pode eventualmente vender produtos e serviços sem ter que depender tanto de publicidade.

A desvantagem disso, porém, é que leva muito tempo e trabalho para construir uma marca nas redes sociais. Você tem que dar muito valor ao seu público para que ele o reconheça como um líder inovador e alguém em quem eles confiem em sua área de especialização.

Mas quando isso acontecer, eles ouvirão o que você está tentando lhes vender. Quando feito corretamente, a reputação da sua marca será um ativo que você pode alavancar para a vida do seu negócio, não apenas para uma única promoção de anúncio.

Para conseguir isso, você precisa configurar perfis de mídia social bem projetados, postar conteúdo útil e certificar-se de que as pessoas que procuram os serviços relacionados possam encontrar sua página.

Agora cabe a você decidir qual estratégia é a mais adequada para suas necessidades. Embora você possa escolher apenas um ou outro, pode ver resultados ainda melhores ao implementar ambos. Construir sua marca nas mídias sociais e, ao mesmo tempo, executar campanhas pode ajudá-lo a obter resultados rápidos enquanto investe em métodos de longo prazo. Você não precisa se limitar – você pode realmente ver o melhor dos dois mundos.

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