Anunciar na internet é uma forma de alcançar as pessoas certas, quando elas mais precisam do seu negócio. A maioria das pessoas está na rede. Utilizando estratégias eficientes e as ferramentas adequadas, você conseguirá alavancar seu negócio.

O bom de anunciar na internet é que não há limitações quanto ao nicho do seu empreendimento: um negócio local, que atenda a pessoas dentro de um determinado raio, pode desfrutar dos mesmos resultados de uma empresa situada 100% no mundo virtual.

Neste artigo, te falarei sobre o que é importante saber antes de anunciar não só na internet, mas também em meios offline. Há princípios que se aplicam a ambas as formas de marketing.

Conheça seu público-alvo

Primeiramente, conhecer seu público-alvo beneficia seu negócio de muitas formas.

Conhecendo os costumes e dores de seus clientes, você saberá como se comunicar com eles de forma mais eficiente — reduzindo, ou até mesmo anulando, ambiguidades — e levar soluções satisfatórias para seus problemas.

Conhecer o seu público-alvo antes de anunciar na internet significa definir as principais características dele. No marketing digital, isso é feito com a definição de uma persona.

A persona é um ou mais modelos de pessoas (que podem ser reais ou fictícias) que represente significativamente o seu público-alvo.

Definir a persona visada pelo seu negócio consiste em saber sobre os seguintes itens a respeito dela:

  • faixa etária;
  • nível de escolaridade;
  • linguagem usada no dia a dia;
  • hábitos, passatempos e afins;
  • problemas/situações que a levam até seu empreendimento.

Em alguns casos, até mesmo um nome é dado à persona — para fins de identificação. Isso pode ser útil quando você conta com o apoio de profissionais diversos em sua estratégia de marketing online… Assim, eles entendem melhor suas necessidades.

É claro que alguns negócios têm um público-alvo mais específico; nesses casos, é fundamental identificar os inúmeros aspectos citados anteriormente sobre a persona. Outros, atendem a todos os tipos de pessoas e permitem uma flexibilização da análise das características delas. 

Qual o seu objetivo?

Além de conhecer seu público-alvo, para anunciar na internet é preciso definir qual o objetivo da sua estratégia de marketing digital. 

Os principais objetivos visados por empresas são:

  • ganhar curtidas e seguidores nas redes sociais;
  • obter engajamento (compartilhamentos e comentários) em publicações nas redes;
  • vender um produto ou serviço;
  • gerar mais acessos em um site ou página na internet;
  • atrair, fisicamente, mais pessoas até um negócio local.

É importante ter um ou mais objetivos bem estabelecidos para que você possa escolher melhor o método de veiculação dos anúncios da sua empresa.

Como anda seu orçamento?

Você não pode gastar valores arbitrários em seus anúncios para a internet. Então, precisa definir um orçamento com o qual trabalhará.

As ferramentas de anúncios, em sua maioria, trabalham com orçamentos diários: você define quanto quer gastar por dia e seus anúncios são veiculados até que o valor máximo para cada dia seja atingido — nesses casos, você paga por vez que seu anúncio é exibido ou por cada interação por parte do espectador. Dependerá das diretrizes da ferramenta escolhida. 

Dependendo da quantidade de concorrência, o valor pago por interação pode ir desde alguns centavos até muitos reais.

Há plataformas que trabalham com valores fixos, aí cada uma delas terá planos de divulgação com valores diferentes — aqui, é mais comum que se trabalhe com um valor fixo por tempo de exibição do anúncio em dias, semanas ou meses.

Ferramentas e tecnologias para anunciar na internet

Dependendo de suas intenções, uma ou outra ferramenta/tecnologia será a mais adequada para que você anuncie na internet. Confira as principais formas de anunciar abaixo.

Para anunciar em diversas páginas da internet

Nestes casos, a preferência é por plataformas que lidam com orçamentos diários. Obrigatoriamente, seus anúncios não aparecerão em todas as seções, sites e páginas propostos pelo modelo de divulgação. Você é quem escolherá onde cada anúncio aparecerá.

Tais plataformas exigem conhecimentos técnicos sobre gestão de anúncios. Não é incomum que anunciantes precisem dos serviços de gestores de tráfego pago ao lidar com elas. 

Exemplos: Google Ads e Facebook Ads.

Para anunciar em ambientes específicos

Anunciar em ambientes e sites específicos pode ser uma vantagem dependendo do seu público-alvo.

Há muitos sites na internet próprios para a veiculação de anúncios. Geralmente, o usuário não precisa pagar para utilizá-los; no entanto, para assumir posições à frente de outros anunciantes, há a opção de assinar pacotes de destaque.

Existe também a opção de exibir seus materiais de divulgação (como banners) em sites e até mesmo redes sociais de empresas e influenciadores digitais. Nesses casos, uma proposta direta de patrocínio aos interessados pode suprir suas necessidades. 

Exemplos: Olx, Facebook Marketplace, perfis de empresas e influenciadores digitais.

Sintetizando

Anunciar na internet é algo acessível, dependendo do caso. Todos os tipos de negócios e empreendedores podem se beneficiar com os meios de divulgação oferecidos pelo marketing digital.

Priorize conhecer seu público-alvo e definir quais os objetivos de sua campanha. Só após isso, parta para a escolha de ferramentas e plataformas de divulgação. 

Quando surgir qualquer dúvida ou dificuldade, contar com informações dispostas na internet, ou até mesmo com um profissional em tráfego pago, é crucial e pode definir o sucesso ou fracasso de seus anúncios.

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