Anunciar na internet é uma forma de alcançar as pessoas certas, quando elas mais precisam do seu negócio. A maioria das pessoas está na rede. Utilizando estratégias eficientes e as ferramentas adequadas, você conseguirá alavancar seu negócio.
O bom de anunciar na internet é que não há limitações quanto ao nicho do seu empreendimento: um negócio local, que atenda a pessoas dentro de um determinado raio, pode desfrutar dos mesmos resultados de uma empresa situada 100% no mundo virtual.
Neste artigo, te falarei sobre o que é importante saber antes de anunciar não só na internet, mas também em meios offline. Há princípios que se aplicam a ambas as formas de marketing.
Conheça seu público-alvo
Primeiramente, conhecer seu público-alvo beneficia seu negócio de muitas formas.
Conhecendo os costumes e dores de seus clientes, você saberá como se comunicar com eles de forma mais eficiente — reduzindo, ou até mesmo anulando, ambiguidades — e levar soluções satisfatórias para seus problemas.
Conhecer o seu público-alvo antes de anunciar na internet significa definir as principais características dele. No marketing digital, isso é feito com a definição de uma persona.
A persona é um ou mais modelos de pessoas (que podem ser reais ou fictícias) que represente significativamente o seu público-alvo.
Definir a persona visada pelo seu negócio consiste em saber sobre os seguintes itens a respeito dela:
- faixa etária;
- nível de escolaridade;
- linguagem usada no dia a dia;
- hábitos, passatempos e afins;
- problemas/situações que a levam até seu empreendimento.
Em alguns casos, até mesmo um nome é dado à persona — para fins de identificação. Isso pode ser útil quando você conta com o apoio de profissionais diversos em sua estratégia de marketing online… Assim, eles entendem melhor suas necessidades.
É claro que alguns negócios têm um público-alvo mais específico; nesses casos, é fundamental identificar os inúmeros aspectos citados anteriormente sobre a persona. Outros, atendem a todos os tipos de pessoas e permitem uma flexibilização da análise das características delas.
Qual o seu objetivo?
Além de conhecer seu público-alvo, para anunciar na internet é preciso definir qual o objetivo da sua estratégia de marketing digital.
Os principais objetivos visados por empresas são:
- ganhar curtidas e seguidores nas redes sociais;
- obter engajamento (compartilhamentos e comentários) em publicações nas redes;
- vender um produto ou serviço;
- gerar mais acessos em um site ou página na internet;
- atrair, fisicamente, mais pessoas até um negócio local.
É importante ter um ou mais objetivos bem estabelecidos para que você possa escolher melhor o método de veiculação dos anúncios da sua empresa.
Como anda seu orçamento?
Você não pode gastar valores arbitrários em seus anúncios para a internet. Então, precisa definir um orçamento com o qual trabalhará.
As ferramentas de anúncios, em sua maioria, trabalham com orçamentos diários: você define quanto quer gastar por dia e seus anúncios são veiculados até que o valor máximo para cada dia seja atingido — nesses casos, você paga por vez que seu anúncio é exibido ou por cada interação por parte do espectador. Dependerá das diretrizes da ferramenta escolhida.
Dependendo da quantidade de concorrência, o valor pago por interação pode ir desde alguns centavos até muitos reais.
Há plataformas que trabalham com valores fixos, aí cada uma delas terá planos de divulgação com valores diferentes — aqui, é mais comum que se trabalhe com um valor fixo por tempo de exibição do anúncio em dias, semanas ou meses.
Ferramentas e tecnologias para anunciar na internet
Dependendo de suas intenções, uma ou outra ferramenta/tecnologia será a mais adequada para que você anuncie na internet. Confira as principais formas de anunciar abaixo.
Para anunciar em diversas páginas da internet
Nestes casos, a preferência é por plataformas que lidam com orçamentos diários. Obrigatoriamente, seus anúncios não aparecerão em todas as seções, sites e páginas propostos pelo modelo de divulgação. Você é quem escolherá onde cada anúncio aparecerá.
Tais plataformas exigem conhecimentos técnicos sobre gestão de anúncios. Não é incomum que anunciantes precisem dos serviços de gestores de tráfego pago ao lidar com elas.
Exemplos: Google Ads e Facebook Ads.
Para anunciar em ambientes específicos
Anunciar em ambientes e sites específicos pode ser uma vantagem dependendo do seu público-alvo.
Há muitos sites na internet próprios para a veiculação de anúncios. Geralmente, o usuário não precisa pagar para utilizá-los; no entanto, para assumir posições à frente de outros anunciantes, há a opção de assinar pacotes de destaque.
Existe também a opção de exibir seus materiais de divulgação (como banners) em sites e até mesmo redes sociais de empresas e influenciadores digitais. Nesses casos, uma proposta direta de patrocínio aos interessados pode suprir suas necessidades.
Exemplos: Olx, Facebook Marketplace, perfis de empresas e influenciadores digitais.
Sintetizando
Anunciar na internet é algo acessível, dependendo do caso. Todos os tipos de negócios e empreendedores podem se beneficiar com os meios de divulgação oferecidos pelo marketing digital.
Priorize conhecer seu público-alvo e definir quais os objetivos de sua campanha. Só após isso, parta para a escolha de ferramentas e plataformas de divulgação.
Quando surgir qualquer dúvida ou dificuldade, contar com informações dispostas na internet, ou até mesmo com um profissional em tráfego pago, é crucial e pode definir o sucesso ou fracasso de seus anúncios.
Caso precise de consultoria digital sobre anunciar na internet, clique aqui e deixe que a Nine9 te ajude.
Comentários