Trabalho dos call centers no home office
O mês era fevereiro e todo mundo que trabalhava em call centers estava trabalhando normalmente como era de se esperar, as pessoas iam ao trabalho, pegavam metrô e ônibus lotado, chegavam no trabalho e tinham contato com muita gente no escritório, voltavam do trabalho e assim era o processo todos os dias e ninguém pensava em home office.
Uma pandemia repentina mudou isso e enquanto muita gente perdeu o emprego, muitas pessoas foram mudadas para trabalhar de casa.
O home office que era uma novidade para muita gente trouxe também enormes dificuldades, a internet que muitos não tinham acesso, a dificuldade de mexer no computador para as pessoas com mais idade, as pessoas que convivem com várias pessoas dentro de casa e não tem um espaço próprio para trabalhar e diversas outras coisas.
Hoje vamos falar sobre todas as mudanças para essas pessoas, como também falar sobre a alta demanda de trabalho em call centers e também sobre o futuro.
As mudanças para quem agora trabalha de home office
Muitas são as reclamações das pessoas que trabalham de home office agora e não é por menos, principalmente se estivermos falando de empresas de call center, pois a pessoa tem que logar no VPN da empresa e acreditem para muita gente isso é terrível, pois eles não tem muita habilidade com o computador, mais do que isso, muita gente nem computador tinha, foram obrigados a comprar ou perderiam o emprego.
Outro problema muito grande é a internet, muita gente não tem condições de pagar por uma internet que seria necessária para fazer o trabalho de qualidade, algumas empresas até exigem o mínimo de internet na hora da contratação, mas vamos pensar nas pessoas que já estavam na empresa. É fato que grande parte das empresas que geram os call centers oferecem um valor de ajuda para a internet, mas infelizmente não são todas.
Outro problema é o das pessoas que trabalham nesses call centers que moram em casas de poucos cômodos e grande parte das pessoas não estão mais trabalhando, logo essas pessoas são obrigadas a ficar na casa sem fazer muito barulho, pois irá atrapalhar a pessoa que está trabalhando no atendimento, isso aumenta o problema mais ainda se a pessoa tem filhos, pois todos sabemos como é ter crianças em casa.
Fora esses problemas podemos citar vários outros, porém esses são os maiores de todos.
E bom destacar que mesmo com diversos problemas, há vários funcionários que estão trabalhando muito melhor de casa do que já estavam na empresa.
Sem contar que há um benefício muito grande que é o fato do funcionário não precisar acordar 3 horas antes de começar a trabalhar para pegar ônibus e metrô lotado.
A alta demanda de trabalho em call centers com as pessoas em home office
Estamos em uma pandemia, grande parte das pessoas ainda estão em casa por mais tempo, seja porque elas foram demitidas, seja porque estão trabalhando menos do que antes, seja porque também estão trabalhando de home office, o fato é que as pessoas estão mais em casa, o que significa mais problemas para as pessoas resolverem com seus produtos e para as pessoas dos call centers atenderem.
A alta demanda de trabalho nos call centers é algo inegável, tanto que eles precisaram contratar muita gente, é só olhar nas plataformas de emprego e ver as vagas que são destinadas para esse tipo de trabalho.
Isso significa que fica muito mais difícil para o trabalhador que antes estava acostumado a atender pouca gente por dia.
Claramente a pessoa que já trabalhava com isso está num pouco acostumada com isso, mas de fato é mais estressante o trabalho quando se faz ele dobrado ou triplicado.
Qual será o futuro dos call centers? Home office ou presencial?
Muito difícil saber qual vai ser o futuro dos call centers, pois isso vai depender das empresas e de suas decisões.
Há empresas que os funcionários estão trabalhando muito melhor de home office e essas empresas estão tendo um trabalho muito melhor avaliado assim, o que para elas é excelente, pois não vão mais precisar pagar contas de luz estratosféricas, além do aluguel de um espaço caríssimo, pois as pessoas vão estar trabalhando de casa.
Por outro lado há as empresas que os funcionários estão tendo uma dificuldade muito grande em conseguir aderir ao home office. Essas vão ter que dar outro jeito de lidar depois da pandemia e provavelmente os funcionários vão ter que voltar a trabalhar nos escritórios das empresas.
Alguns call centers estão voltando aos poucos e parece que para algumas empresas essa vai ser a realidade dos funcionários daqui para frente, no entanto como já destacado, para a grande maioria vale muito mais a pena manter as pessoas trabalhando de casa, pois isso gera muito menos custos.
No entanto vale destacar que se você é uma pessoa que tem uma empresa e quer contratar uma empresa de call center você merece o melhor serviço e seus clientes também, por isso vale a pena pesquisar muito antes de contratar.
Comentários