Não é fácil conduzir um negócio, independente do seu tamanho. Especialmente se o trabalho é interrompido com chamadas durante todo o dia. As grandes companhias possuem uma resposta simples para isso: contar com uma central de atendimento. Os call centers, no entanto, não podem também auxiliar as pequenas empresas?
Chamadas perdidas significam oportunidades perdidas. No mundo dos negócios, mostrar-se acessível ao consumidor é fundamental. Eles buscam por respostas imediatas sempre que precisam delas. Como ter tempo para interagir com os clientes enquanto se realiza tarefas diárias dentro da empresa?
Possuir um CRM center deixou de ser diferencial dos grandes. Atualmente existem soluções para call center que se adequam às necessidades de pequenas empresas!
Empresas pequenas precisam mesmo de um call center?
Cada funcionário executa funções importantes que pedem por dedicação. Ter um call center em uma empresa pequena significa que os demais colaboradores terão seu tempo economizado, melhorando assim a produtividade de todos.
A economia de tempo não é o único benefício. A partir do momento em que a sua empresa tem uma central de atendimento, você estabelece um canal de comunicação consistente com o seu cliente. E isso não é um benefício apenas: trata-se de um aspecto indispensável para o sucesso do seu negócio.
Ao estabelecer esse contato, a experiência do cliente com a sua empresa se torna mais positiva. A satisfação aumenta quando o consumidor é bem atendido e isso também traz impactos positivos para a imagem e para as vendas do negócio.
Além disso, é pelo contact center que a sua empresa pode receber feedback e opiniões que podem ser usadas para conhecer melhor seu próprio negócio, suas falhas e como ele pode melhorar para que você cresça ainda mais.
Principais serviços realizados por um call center
Os principais serviços prestados pelos contact centers são as centrais de atendimento, que prestam suporte ao cliente, e o telemarketing, responsável pelas vendas.
A central de atendimento receberá ligações e feedback de clientes, lidando também com possíveis problemas. Isso mostra a sua preocupação em estar disponível e ao alcance para oferecer suporte constante.
Não se esqueça de que agentes de call center são o primeiro ponto de contato entre a empresa e o cliente. Isso irá ajudar a passar a identidade da sua marca. Por isso, é importante contar com atendentes bem treinados que darão a você uma visibilidade positiva. Algo importante mesmo para empresas pequenas – seja o seu call center terceirizado ou não.
O telemarketing, por outro lado, entra em contato com clientes em potencial ou clientes que já fazem negócio com você. É importante que esses agentes tenham habilidades de apresentação, mostrando os produtos e serviços da melhor maneira. pois seu principal objetivo é vender.
Central de atendimento para pequenas empresas
A pergunta, porém, persiste: ainda que existam tantos pontos que levam uma empresa pequena a considerar a ideia de ter um call center, ela não estaria investindo em algo além de sua capacidade?
Atualmente existem soluções de CRM center que se adequam às demandas das diferentes empresas, de diferentes portes.
Vejamos um exemplo de call center para pequenas empresas: há a possibilidade de se contratar uma empresa de call center que ficará encarregada de atender as ligações direcionadas à sua empresa diariamente. 24 horas por dias. Sem fazer o uso de agentes reais, o que já é um grande corte nos custos.
Isso é possível graças ao auxílio do que chamamos de “secretárias virtuais”. O serviço funciona da seguinte maneira:
- Quando se contrata esse serviço, um número de telefone fixo é disponibilizado para que você o divulgue, em suas campanhas de marketing, por exemplo;
- Quando um cliente liga para esse número, ele é atendido por um profissional capacitado que responde em nome da sua empresa;
- A primeira etapa de atendimento é feita pelas secretárias virtuais com base em um script elaborado pela sua empresa, garantindo com isso um padrão que preserva e mantém a sua imagem;
- Assim que a chamada for encerrada, um relatório será enviado a você por e-mail e/ou SMS;
As chamadas são, portanto, 100% recuperadas e atendidas. Como resultado a sua empresa entrega um atendimento de qualidade que, sem dúvida alguma, será um grande diferencial frente à concorrência.
Telemarketing para pequenas empresas
As secretárias virtuais não se limitam às ligações recebidas nas centrais de atendimento. Um call center para pequenas empresas pode utilizar-se de secretárias virtuais para realizar chamadas ativas.
Assim, sua empresa é capaz de fazer ligações ativas. Com base também em um script personalizado, por meio das quais oferece-se produtos e/ou serviços. O valor é cobrado por ligação, mas o preço é bastante acessível.
Dessa forma, clientes podem entrar em contato com a sua empresa já qualificados para que você tenha apenas que finalizar a venda, dando os passos seguintes.
Implementando um call center próprio
Caso você pretenda implementar o seu próprio contact center, existem três pontos fundamentais que você precisa para que a sua central de atendimento comece do jeito certo:
- Equipe treinada e capacitada: confira em nosso artigo dicas para otimizar o treinamento de call center;
- Infraestrutura adequada: além da estrutura on-promise, existe o sistema de call center baseado na nuvem, mais acessível à pequenas empresas. Ele funciona sem investimento em hardware ou infraestrutura, você só precisa se preocupar em ter uma conexão boa com a internet.
- Ferramentas de gestão eficazes: saiba aqui quais são os principais KPIs de call center para melhorar sua gestão.
Ao garantir esses três pontos, a sua empresa estará preparada para realizar um atendimento de excelência que trará resultados cada vez melhores para o seu negócio. A escolha pelo call center terceirizado ou não depende das reais necessidades da sua pequena empresa.
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