O Google considera diversos sinais de autoridade para classificar um site nas pesquisas. O conjunto de práticas que faz com que isso aconteça de forma mais rápida e melhor, chama-se Search Engine Optimization – ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português – mais popularmente conhecido pela sigla: SEO.
Atividades de SEO como construção de links (link building), pesquisa de palavras-chave e criação de conteúdo não mostram resultados do dia para a noite, sem esforço e paciência.
Contudo, a indústria de SEO está repleta de ferramentas de incríveis para tornar essas tarefas mais fáceis para você e aumentar sua produtividade.
As ferramentas de SEO podem ser categorizadas em três partes principais: as ferramentas gratuitas, ferramentas premium e ferramentas freemium (gratuitas + premium).
Os softwares de SEO que apresentaremos aqui são úteis para agências e proprietários de sites, pois oferecem uma análise aprofundada de todo o site ou de partes dele.
Diferentes categorias de ferramentas de SEO
O SEO não é mais algo feito apenas por consultores e agências: é cada vez mais necessário que todos os profissionais de marketing estejam cientes da existência de recursos que vão ajudar no crescimento do seu negócio.
Primeiro, é necessário entender as funções que cada categoria de ferramentas irá atender. São elas:
- Análise de palavras-chave
- Conteúdo
- Rankeamento
Existem várias outras categorias, mas aqui cobrimos apenas aquilo que o mercado e o próprio Google considera mais importante.
1. Melhores ferramentas de análise de palavras-chave
Basicamente, todo o SEO tem origem no levantamento e pesquisa de concorrentes e palavras-chave, pois a popularidade do seu site é determinada por meio do volume e dos tipos de palavras-chave que você tem rankeando.
É claro que as ferramentas fornecidas a seguir são ótimas, pois você pode obter análises profundas, mas o que realmente importa é a maneira como você interpreta os dados.
Ubersuggest
Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa e análise de palavras-chave. Usando essa ferramenta, você obterá uma variedade de sugestões para as palavras-chave junto com seu volume de pesquisa para usar em seu conteúdo.
SEMRush
É uma ferramenta freemium que oferece os insights e os dados. Se você deseja verificar os insights completos, você deve usar a versão paga deste serviço.
O SEMRush traz informações completas sobre as palavras-chave que seus concorrentes estão usando e se posicionando bem no Google. Outra coisa que é bastante útil é que a ferramenta também indica para quais páginas suas palavras-chave e de as dos concorrentes estão levando o tráfego.
Google Keyword Planner
É talvez a ferramenta mais utilizada do mercado – por ser do próprio Google e ser altamente divulgada pela plataforma de Anúncios da empresa, o Google Ads. Todas as outras ferramentas utilizam o Google Keyword Planner para exibir as informações de palavras-chave em seus serviços, então, só isso já deixa claro o potencial dessa ferramenta, certo?
2. Melhores ferramentas de classificação
É importante sempre estar ciente sobre como você está se posicionando no Google, ou seja, qual sua classificação no buscador para determinadas palavras-chave.
Usando essas ferramentas, você pode rastrear facilmente o posicionamento do seu site, além de entender se suas estratégias de SEO estão trazendo ganhos ou perdas de posições.
Ao entender quais das suas estratégias estão funcionando melhor, você deve focar em potencializar aquilo que está funcionando – devemos sempre lembrar que o Google classifica os sites através de um algoritmo que está em constante mudança.
Google Search Console
O Google Search Console é simplesmente a ferramenta obrigatória para todos os sites do mundo. Com ela, é possível verificar quais as pesquisas que estão trazendo tráfego ao seu site, bem como informações de cliques, impressões, CTR e posição média para as palavras-chaves para as quais seu site aparece.
Além disso, o Google Search Console guiará na implementação de mais elementos em seu site para melhorar sua performance, sem contar que a ferramenta fornece várias outros relatórios, como sugestões de melhoria de HTML, rastreamento de erros, métricas de indexação e rastreabilidade, entre outros.
Google Analytics
O Google Analytics foi lançado em 14 de novembro de 2005. É uma das ferramentas de análise da web mais populares do mundo e está disponível em mais de 40 idiomas! Não há ferramenta melhor no mundo que ofereça uma análise tão profunda dos dados do usuário.
Tudo o que você precisa fazer para usar o Google Analytics é criar sua conta gratuita do Google Analytics e fazer login.
Em seguida, defina sua propriedade na conta de análise. Após a conclusão do processo, você receberá um código de rastreamento. Você precisa colocar este código de rastreamento em seu site para coletar dados em sua propriedade analítica. Depois de fazer isso, você pode configurar a visualização de relatórios na propriedade para canalizar dados de acordo com suas necessidades.
Ao considerar métricas mínimas como idade, sexo, localização, duração de tempo que uma pessoa passa em uma página, tipo de dispositivo que usa, quantas e quais páginas ela visita, entre outros dados relevantes.
O Google Analytics pode mostrar exatamente como os usuários são direcionados ao seu site. Isso ajuda você a medir seus esforços de marketing e ver quanto tráfego você acumulou por meio de fontes orgânicas, de referência ou pagas.
Além disso, você também pode verificar a taxa de rejeição em suas páginas e traçar melhores planos de conteúdo para seu site e entender quais páginas devem ser priorizadas com base no gráfico de fluxo de tráfego.
SEMrush
Por ser uma ferramenta freemium, você terá apenas o acesso limitado aos dados. Isso significa que ele só permitirá que você rastreie alguns domínios específicos e poucas palavras-chave.
Woorank
Woorank foi lançado em 2011. Woorank é uma ferramenta de análise de SEO e revisão de sites que está disponível como uma extensão gratuita no Google Chrome. Com o Woorank, você pode obter análises automáticas do site, bem como dicas e sugestões personalizadas para uma melhor classificação, vendas e geração de leads.
Esta ferramenta fornece uma análise aprofundada do seu site para ajudá-lo a aumentar a visibilidade por meio da implementação de estratégias de SEO adequadas.
Não é apenas uma ferramenta de rastreamento de classificação, mas também fornece informações suficientes para planejar suas estratégias de SEO e marketing de forma completa.
Panguin
A Panguin é uma das ferramentas SEO gratuitas do Google que foi desenvolvida por uma agência chamada Barracuda Digital. Se uma queda repentina no tráfego do seu site deixou você preocupado se o seu site foi vítima de alguma penalidade grave do Google, você pode utilizá-la para entender o que pode estar ocorrendo.
Monitorar as penalidades do Google é extremamente importante para qualquer site. Uma diminuição considerável no tráfego causará uma queda em leads e vendas.
Ferramenta de teste de dados estruturados
A ferramenta de teste de dados estruturados é mais uma ferramenta de SEO gratuita oferecida pelo Google que permite aos proprietários de sites validar o código de dados estruturados.
O Google tem atribuído grande relevância aos sites que possuem os dados estruturados implementados no site, pois eles ajudam o algoritmo a entender melhor qual o objetivo das páginas do site, além de mostrar resultados personalizados para os usuários: fato que destaca e aumenta o número de cliques que direcionam para o site nas pesquisas.
3. Melhores ferramentas de criação de Conteúdo
Hoje em dia, há muito conteúdo na internet. Ter ideias originais de conteúdo está se tornando cada vez mais difícil. A busca pela produção de conteúdos que são de fato relevantes e possuem qualidade acima dos outros, é um grande desafio no mundo do SEO.
O conteúdo desempenha um papel vital na otimização do seu site, pois ajuda a melhorar seu rankeamento.
Buzzsumo
É uma das melhores ferramentas para encontrar trending topics e criar conteúdo de forma relevante e com autoridade. A interface é simples e fácil de usar, possibilitando que qualquer pessoa consiga aproveitar ao máximo a ferramenta.
Siteliner
Siteliner é uma ferramenta gratuita que permite que você encontre os problemas que podem afetar as classificações de seu site, como conteúdo duplicado e links quebrados. A ferramenta destaca conteúdo idêntico em seu site e links que não estão mais funcionando.
A ferramenta gratuita Siteliner permite que você analise 250 páginas por mês. Se você quiser analisar mais, pode comprar o serviço Premium, que pode analisar até 25 mil páginas sem limitações.
O Siteliner foi desenvolvido pelos criadores do Copyscape, que é outra ferramenta útil para detectar plágio online e foi lançado em 2004.
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