O marketing de SMS (Short Message Service), popularmente, “mensagens de texto”, é uma ótima maneira de envolver os clientes – especialmente quando 91% dos adultos no Brasil possuem um telefone celular.

Ainda não está convencido? Considere estas estatísticas de SMS :

  • 82% das pessoas mantêm as notificações ativadas para mensagens SMS;
  • 95% dos textos de empresas são lidos dentro de 3 minutos após o envio;
  • O tempo médio de resposta para uma mensagem de texto é 6.000% (60X) mais rápido do que o e-mail;
  • A taxa média de conversão de campanhas de SMS é de 45%.

Mas, uma vez que você tenha o número de telefone de seu cliente-alvo e eles tenham optado por receber suas mensagens de texto, o que você deve enviar para eles?

A entrega constante de valor fará com que seus clientes atuais ou possíveis clientes sejam influenciados a interagir com você e sua empresa.

Por conta disso, nós da Nine9 estamos compartilhando uma lista de dicas para que você adote o SMS como um novo canal de vendas para seu negócio!

Vamos lá?

1. Envie ofertas exclusivas apenas por SMS.

Ofereça descontos e promoções exclusivas para clientes antigos e atuais por meio de texto. Por exemplo:

  • “Ganhe 10% de desconto ao mostrar este texto na loja.”
  • “Use o código ‘SMS’ no checkout para uma um desconto especial.”
  • “SMS exclusivo: economize R$ 10 em suas compras por meio deste link: bitly.com/desconto”

92% dos usuários de ecommerce usaram um código de desconto em algum momento durante o ano de 2019, portanto, esses SMS exclusivos dão às pessoas um motivo para permanecer na sua lista de assinantes (e comprar novamente).

Essas ofertas precisam ser realmente exclusivas, ou seja, os usuário de seu site não podem encontrá-las em nenhum outro lugar (por exemplo, inscrevendo-se em sua lista de e-mail ou simplesmente visitando seu site).

2. Notifique o público sobre as próximas vendas.

Se você está planejando uma campanha de vendas, informe seu público de SMS antes que aconteça. Dessa forma, seus clientes podem ter certeza que vão estar prontos para comprar.

Exemplos:

  • “A promoção começa segunda-feira às 14h CST. Não perca! ”
  • “RÁPIDO! 50% de desconto na promoção começa hoje às 19h e termina 00h. Use este link para receber seu desconto especial: bit.ly/promo”

Você também pode se oferecer para lembrar seu público mais perto da data da campanha. Por exemplo:

“Nossa venda de 50% em todo o site começa na segunda-feira às 19h. Clique aqui para ser lembrado! seusite.com/link”

Adicione qualquer pessoa que clicar no link a uma lista segmentada e envie outro lembrete alguns minutos antes do início da venda.

3. Saiba mais sobre seus clientes recorrentes com pesquisas.

É sempre bom receber feedbacks e conhecer melhor seu público. Estas informações ajudam a construir personas, encontrar pessoas semelhantes e melhorar seu produto ou serviço.

Você pode usar pesquisas de texto para fazer isso, especialmente ao fazer perguntas como:

  • “Como você nos avaliaria de 0 a 10?”
  • “Qual é a probabilidade de você nos recomendar a um amigo?” (Calcule seu NPS com as respostas)
  • “O que podemos melhorar?”
  • “Você compraria conosco novamente?”

Observe como essas perguntas são curtas e diretas.

Não sobrecarregue sua lista com dezenas de perguntas. Quanto menor o esforço, maior será a possibilidade de resposta.

4. Envie mensagens personalizadas para compradores específicos.

Provavelmente, você envia lembretes de produtos para seus clientes por e-mail ou publicidade paga.

Por que não fazer o mesmo por meio de texto?

Esses lembretes de produtos SMS podem ser mais eficazes porque a maioria das pessoas está com o telefone sempre com eles – e, mais importante, elas checam mais os textos do que os e-mails.

Dê uma olhada nos produtos que as pessoas adicionaram ao carrinho em seu checkout. (Ou, se você estiver vendendo serviços e já tiver falado com o cliente, volte ao seu CRM e encontre os serviços pelos quais ele demonstrou interesse.)

Normalmente, essas mensagens podem ser automatizadas ou disparadas com base no comportamento do cliente. Por exemplo:

  • “Você ainda precisa de ajuda com o [problema]? Resolva hoje, contratando um de nossos especialistas.”
  • “Ainda está interessado em nosso [produto]? Restam apenas 6. Obtenha o seu agora: [link]”

5. Crie um relacionamento com seus clientes em datas especiais.

Outra ótima ideia de marketing de SMS é olhar os próximos feriados e ver se você pode vinculá-los às suas mensagens de texto – mesmo que seja apenas uma mensagem rápida para dizer:

  • “Feliz Páscoa!”
  • “Feliz Dia dos Namorados, esperamos que você tenha um ótimo dia!”
  • “Feliz Natal a todos os nossos clientes. Desejamos a você um ótimo ano novo!”

Esses pequenos lembretes demonstram que você está próximo de seu público, sem dar a impressão que sua empresa quer somente vender. Ações desse tipo ajudam na visibilidade de sua marca e fortalecem os relacionamentos.

Então, quais feriados criam as melhores oportunidades?

Você deve dar uma olhada nos feriados tradicionais, como o Dia dos Namorados ou a Páscoa, mas a verdade é: centenas de marcas aproveitam os mesmos feriados para suas mensagens de marketing. Você precisa se destacar.

Faça isso encontrando feriados mais exclusivos que se encaixem em seu negócio – como o Dia Mundial da Cerveja, caso seja uma marca de bebidas, por exemplo.

É uma maneira divertida e fácil de se destacar da concorrência, tornar suas mensagens SMS mais pessoais e impulsionar as vendas – especialmente se você oferecer promoções para estas datas.

6. Compartilhe mensagens relevantes com dicas gratuitas.

Você nem sempre precisa vender. Na verdade, seu marketing será melhor se suas mensagens forem divididas entre conteúdo e vendas.

Deixe os usuários decidirem quando vão comprar, mas fique atento enquanto as nutre por meio de seus funis de vendas, enviando dicas grátis por mensagem de texto.

Você pode tratar as mensagens SMS como uma forma de entregar conteúdo premium. Abandone a abordagem “insira seu e-mail para obter um e-book gratuito” e peça o número de telefone do seu cliente. Em troca, eles receberão dicas gratuitas enviadas diretamente por SMS.

Por exemplo, uma empresa de dedetização pode enviar:

“Você sabia que limpar as entradas de sua casa com água sanitária ajuda a afastar formigas e outros insetos?”

Ou, se você é uma agência de marketing, pode enviar:

“Dica gratuita para anúncios no Facebook: verifique a métrica de frequência do anúncio a cada 3 dias para ter certeza de que não está saturando demais o seu público. Saiba mais em www.marketingsite.com/facebookads”

De qualquer forma, certifique-se de que o conteúdo que você está enviando seja:

  • Relevante para o seu público;
  • Algo que eles provavelmente ainda não sabem.

O objetivo dessas mensagens de texto deve ser educar seu público e provar que você é um especialista em sua área.

7. Faça upsell de outros produtos ou serviços relevantes.

Assim que alguém fizer uma compra, envie recomendações personalizadas para produtos futuros com base no que o usuário já comprou. Você pode fazer isso dando uma olhada em sua lista de clientes, o item que cada cliente comprou e outros produtos em potencial nos quais eles possam estar interessados ​​com base em sua primeira compra.

Por exemplo, se alguém comprou um Notebook de você, envie uma mensagem dizendo:

“Cuide de sua postura. Veja nossas opções de suporte para Notebook a partir de R$ 89,90! [LINK]”

Essa é uma ótima maneira de gerar mais receita com um único cliente, especialmente quando a probabilidade de venda para um cliente existente é de 50-75% (em comparação com apenas 5-12% para novos clientes em potencial).

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