Por que meu site não é o primeiro nas pesquisas? No mundo de hoje somos cercados por uma necessidade em se destacar em todos os setores, buscando nos aprimorarmos dia após dia, conhecendo, buscando informações e conselhos para vencer a concorrência.
Até na web funciona de maneira semelhante: quando navegamos na internet estamos rodeados de sites, blogs e anúncios que competem entre si para estar à frente dos outros aos nossos olhos para fazer o cursor do mouse clicar sobre a escrita azul na tela.
Como faço para melhorar o ranqueamento do meu site?
Existem várias estratégias para conseguir ganhar espaço na web. Produção de conteúdo textual, uso e desenvolvimento de sistemas de pagamento e a produção de conteúdos multimídia, por exemplo.
SEO
SEO é um acrônimo em inglês que significa “Search Engine Optimization”, que pode ser traduzido como otimização para motores de busca.
O que significa SEO?
O mecanismo de busca mais utilizado no mundo é o Google. Ele entende o que estamos inserindo em seu espaço para pesquisas, por meio das palavras que digitamos.
Neste ponto, depois de analisá-las, avaliá-las e classificá-las, exibe páginas na internet relacionadas à pesquisa em sua seção de resultados de busca (SERP).
SEO é um subconjunto do marketing digital originado do SEM. Quando procuramos algo no Google, podemos ver como a primeira página de resultados é dividida em 3 partes: os primeiros resultados (máximo de 4) são anúncios, ou seja, aqueles sites que criaram campanhas publicitárias pagas para se posicionarem no topo.
Os resultados centrais são fruto do posicionamento “ranqueado” pelo Google e, portanto, da classificação SEO.
Finalmente, a terceira parte ou os resultados mais recentes (máx. 3) também são anúncios pagos.
Para que serve o SEO?
Quando faço uma pesquisa no Google porque preciso de informações, o que espero ver são exatamente várias informações relacionadas à minha pesquisa. Portanto, para o usuário, SEO é o sistema em que uma pergunta encontra sua respectiva resposta.
Além disso, o SEO trabalha com a usabilidade dos sites, visando levar, além de conteúdo relevante, uma boa experiência aos internautas.
Usuário Vs Google
Mas como faço o Google me entender? O procedimento para trabalhar de forma “amigável ao Google”, no papel, é simples. Para fazer seu artigo, página da web ou blog se destacar diante de outros em SEO, você precisa seguir os fatores onpage e offpage.
Quanto ao fator onpage, pretendemos “pôr as mãos” nas páginas criadas no site: escrever e inserir conteúdos ricos em informação, relevantes e abrangentes, que atendem às necessidades dos usuários; trabalhar na configuração e criação do site; modificar e melhorar diretamente seu código.
Por outro lado, em relação a fatores offpage, visamos trabalhar, aumentar e otimizar todos aqueles sistemas externos ao nosso site, blog ou conteúdo, que aumentam nosso tráfego e contribuem para a criação de um leque cada vez maior de usuários (de leads a clientes).
Onpage e Offpage
Como faço para trabalhar SEO onpage? Existem vários métodos para trabalhar e otimizar o fator na página.
A dificuldade reside em ser o mais original possível para poder emergir da massa dos habituais “métodos infalíveis” propostos por pseudo-especialistas nos assuntos tratados em vários blogs.
Quanto mais o conteúdo criado é útil, legível, de alta qualidade e original, mais o Google “recompensa” você te colocando em uma posição mais alta em sua página de resultados de pesquisa.
Outro método para aprimorar o conteúdo e, portanto, ser recompensado pelo Google é ser capaz de criar tráfego de usuários que navegam em seus sites ou blogs.
Ao gerar tráfego, o conteúdo ganha valor, ou seja, passa a ser um ponto focal para o tema da pesquisa. Para gerar tráfego, você deve direcionar o usuário e depois orientá-lo passo a passo para clicar em links de seu site.
Um excelente método para fazer isso é trabalhar o linkbuilding: outros sites relevantes ao seu nicho de atuação compartilham sua url, ou seja, o link de seus conteúdos. Ao fazer isso, o Google entende que seu conteúdo tem valor ou está gradualmente aumentando sua importância e se classificando mais alto nos resultados de pesquisas.
Outros fatores que determinam um bom posicionamento do seu site são: a idade do site (mais confiável segundo o Google), os servidores, a velocidade de hospedagem e também como os usuários se comportam dentro de suas páginas.
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