A análise de concorrência o ajudará a avaliar os pontos fracos e fortes de seus concorrentes e a identificar ameaças e oportunidades para seu negócio. Com base nesse conhecimento, você pode estabelecer um plano de ação para sua marca que o ajudará a ficar um passo à frente de sua concorrência e atingir seu público-alvo.

A análise competitiva mostra as tendências do setor, ajuda você a melhorar seu processo de vendas e a identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que aguardam sua empresa. Depois de conduzir uma análise competitiva, você será capaz de atingir seu mercado-alvo, promover seu produto com sucesso e aumentar sua base de clientes.

O processo de análise competitiva o ajudará em todas as etapas de sua jornada de negócios. Quer você seja uma startup em busca de um nicho de mercado ou uma empresa estabelecida tentando introduzir novos produtos ou serviços no mercado, a análise competitiva lhe trará insights úteis.

Graças a um conjunto robusto de dados da análise da concorrência, você será capaz de:

  • Posicionar seus produtos da maneira ideal
  • Atender às necessidades de seus clientes
  • Explorar os pontos fracos de seus concorrentes
  • Aprender com seus pontos fortes
  • Descobrir novas oportunidades para o seu negócio

Mas antes de começar a preencher qualquer documento, você precisa saber quais informações sobre sua concorrência você está procurando. A análise competitiva é um projeto abrangente e você precisa aplicar certa estratégia. Caso contrário, você pode perder alguns insights e sua pesquisa ficará incompleta.

Veja abaixo como fazer uma Análise de Concorrência efetiva:

  • Encontre e classifique sua concorrência – você deve saber contra quem está competindo
  • Anote as informações básicas – visão geral da empresa, receita, número de clientes
  • Analise o produto que sua concorrência oferece – dê uma olhada mais detalhada nos recursos, vantagens e tecnologia
  • Analise a base de clientes – o tipo de cliente dirá quem é o público desejado, qual é o nível de conhecimento da marca e quais plataformas de mídia social eles usam.
  • Dê uma olhada nos esforços de SEO – a análise competitiva de SEO dirá como seus concorrentes usam os mecanismos de pesquisa para seu benefício
  • Analise sua presença nas redes sociais – muitas atividades acontecerão nas redes sociais. Dê uma olhada nos canais que seus concorrentes estão usando e que mensagem eles enviam.
  • Entenda o posicionamento de sua concorrência – quem é o cliente ideal de seus concorrentes? Qual é a parte mais importante de suas mensagens? Como eles estão alcançando seus clientes-alvo?
  • Compare os preços – talvez você esteja perdendo uma oportunidade fácil
  • A análise de todas as categorias mencionadas acima lhe dará uma excelente visão geral de seu cenário competitivo e o ajudará a melhorar suas estratégias de marketing e identificar tendências do setor.

Descubra os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua empresa e melhore sua receita e lucratividade.

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